Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de outubro, de 2016 | 13:57

Seca e estiagem deixam 15 municípios em situação de emergência

Medida do governo permite que as cidades solicitem o apoio federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez de água

Divulgação
Engenheiro Navarro, Norte de Minas, sofre com a seca prolongadaEngenheiro Navarro, Norte de Minas, sofre com a seca prolongada
Em decorrência da seca e da estiagem, o Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (20), a situação de emergência de 15 municípios da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins. A medida permite que as cidades solicitem o apoio do Governo Federal para ações emergenciais de enfrentamento ao período de escassez de água. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Os municípios com estiagem prolongada são Feira de Santana, Paratinga, Saúde e Utinga (BA); Fundão e Mimoso do Sul (ES); Timon (MA); Engenheiro Navarro e Vargem Grande do Rio Pardo (MG); e Paranã (TO). Já a seca foi o motivo da situação de emergência nas cidades de Capitão Enéas e Rio Pardo de Minas (MG); Cedro de São João, Propriá e Telha (SE).

Além de viabilizar o acesso aos programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec/MI) também permite que os municípios tenham direito a outros benefícios.

Dentre eles, a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões prejudicadas. ( Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional)

Já publicado sobre a seca:
Ribeirão do Boi está sem água desde maio. Moradores mais antigos da região afirmam que nunca viram seca tão intensa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário