06 de outubro, de 2016 | 13:20

Ex-deputada famosa pela “dança da pizza” não se reelege vereadora

Política que já foi prefeita e deputada federal ganhou notoriedade nacional ao ser flagrada na "dança da pizza", na absolvição em plenário do ex-deputado João Magno de Moura

Paulo Vieira / Ovale
Angela Guadagnin, que ganhou notoriedade ao comemorar absolvição de colega no processo do mensalão, teve menos de 3 mil votos no interior de SPAngela Guadagnin, que ganhou notoriedade ao comemorar absolvição de colega no processo do mensalão, teve menos de 3 mil votos no interior de SP
A ex-deputada federal Angela Guadagnin (PT), famosa pela “dança da pizza”, não conseguiu ser reeleita vereadora em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A petista teve apenas 2.291 votos, o equivalente a 0,66% do total, e ficou como segunda suplente da coligação, que também foi composta pelos partidos PP e PSDC.

A Câmara Municipal tem 21 cadeiras. Ex-prefeita de São José (entre 1993 e 1996), Angela foi eleita deputada federal em 1998, com 85.177 votos. Na eleição seguinte, em 2002, conseguiu se reeleger, sendo escolhida por 153.931 eleitores. Em 2006, entretanto, a petista ficou famosa em todo o Brasil ao ser flagrada dançando na Câmara dos Deputados para comemorar a absolvição do então deputado João Magno (PT-MG) no processo do mensalão.

Mesmo sem ter sido ligada ao escândalo, a então deputada ficou marcada pela dança, que acabou sendo considerada por eleitores como um símbolo da impunidade. O caso ocorreu em março. Sete meses depois, Angela concorreu ao seu terceiro mandato na Câmara. Recebeu 37.859 votos – cerca de 75% a menos do que teve em 2002 – e não se elegeu.

Sem espaço no cenário nacional, a petista voltou às origens e foi eleita vereadora em São José dos Campos em 2008. Após quatro anos, em 2012, obteve seu segundo mandato no Legislativo municipal, ao ser votada por 3.268 pessoas. Para tentar diminuir sua rejeição, passou a utilizar nas urnas o nome Dra. Angela – ela é médica pediatra –, omitindo o sobrenome.

“Infelizmente não fui reeleita, mas a luta por uma sociedade mais justa não para por aqui. Continuaremos sonhando e trabalhando para levar mais qualidade de vida para aqueles que mais precisam”, postou a ex-deputada no Facebook após a derrota do último domingo (2). A equipe do iG entrou em contato com o gabinete dela na Câmara de São José, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Reprodução
A dança da pizza, no ato da absolvição do correligionário João Magno projeto a deputada ao cenário nacional A dança da pizza, no ato da absolvição do correligionário João Magno projeto a deputada ao cenário nacional


Angela não foi a única atingida pela onda de rejeição ao PT no município. O atual prefeito, Carlinhos Almeida, obteve somente 21,63% dos votos válidos, perdendo, logo no primeiro turno, para o oposicionista Felício Ramuth (PSDB), que angariou 62,22% dos sufrágios.

Lula

Em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o vereador Marcos Lula (PT), filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não conseguiu se eleger para o segundo mandato na Câmara, que possui 28 cadeiras. Ele teve somente 1.504 votos e terminou o pleito como oitavo suplente do partido.

No município, o candidato Tarcisio Secoli (PT), apoiado pelo atual prefeito, Luiz Marinho (PT), foi derrotado no primeiro turno. Com 22,57% dos votos válidos, ficou em terceiro lugar, atrás do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), com 45,07%, e do deputado federal Alex Manente (PPS), com 28,41%. Marinho foi ministro do Trabalho e da Previdência Social durante o governo Lula. (Com informações do Último Segundo iG

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marcos Roberto Banhara

08 de novembro, 2022 | 05:06

“Nada como um dia após o outro! Lula Presidente do Brasil, quer queiram, quer não!”

Marcos Alberto

04 de novembro, 2021 | 20:30

“Essa cambada não se elegem ou reelegem mais nunca. A diversão do povo brasileiro agora não é mais futebol, é focar os três poderes para desmascarar todos os vagabundos dentro do poder inclusive essa ridícula anciã Ângela Guadagnin que nem sobrenome de brasileira tem. ???”

Sebastião

07 de outubro, 2016 | 07:42

“O povo brasileiro, é inte4ligente; estava faltando consciência.”

Envie seu Comentário