Expo Usipa 2024 02 - 728x90

06 de outubro, de 2016 | 09:43

Turismo religioso no Brasil

Conheça três destinos brasileiros imperdíveis para o mês de outubro

Segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur), o Turismo Religioso no Brasil movimenta cifras em torno de R$ 15 bilhões por ano, demonstrando a importância dessas datas na nossa economia, um dos países mais católicos do mundo.

Em outubro, a celebração em torno de Nossa Senhora Aparecida traz diversos festejos, nas mais diversas regiões. Com a ajuda do site Guichê Virtual, startup líder na venda de passagens de ônibus online no Brasil, preparamos uma lista de com três destinos focados no Turismo Religioso:

Divulgação
Romarias em AparecidaRomarias em Aparecida
- 1) Aparecida (SP) - Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
A cerca de 185 quilômetros da cidade de São Paulo está o município de Aparecida do Norte, que abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a segunda maior basílica do mundo, construída em 1955.

A festa para a Padroeira deve levar à cidade, somente no dia 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), 160 mil pessoas, com expectativa de mais de 250 mil visitantes no final de semana anterior (dias 8 e 9). De acordo com a administração do templo, são mais de 12 milhões de visitantes por ano no Santuário.

A visita à Aparecida do Norte tem outras atrações em torno da Padroeira, como o Porto Iguaçu, local onde pescadores encontraram a imagem da santa, em 1717; a Matriz Basílica, construída em 1745, para abrigar a imagem; e o Morro do Cruzeiro, ponto de partida das peregrinações; além do teleférico, aquário e passarela da fé, entre outras atrações.

Divulgação
Festa do Círio de NazaréFesta do Círio de Nazaré
- 2) Belém (PA) - O Círio de Nazaré
A celebração, que acontece desde 1793 na capital paraense, é uma das principais festas religiosa do país, com 15 dias de homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e mais de dois milhões de romeiros, que festejam a Santa com procissão, arraial, romaria e outras peregrinações.

Um dos destaques é uma procissão que percorre as principais avenidas de Belém, com milhares de pessoas se acotovelando para segurar uma corda, um indicativo de fé e atendimento de promessas. Em 2016, os festejos se iniciam no dia 9 de outubro.

Divulgação
A casa de Frei GalvãoA casa de Frei Galvão
- 3) Guaratinguetá (SP) - Pílulas do Frei Galvão
Bem perto de Aparecida do Norte, cerca de 20 quilômetros, está a cidade de Guaratinguetá, outro ponto de parada de muitos turistas. E foi exatamente nessa cidade que nasceu e viveu Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.

A história conta que o frei curou diversas pessoas por meio de pílulas, com orações escritas dentro, e que ainda são sucesso na cidade e em outras regiões do país, para onde são enviadas a pedido dos fiéis.

A cidade conta com outras atrações em torno do Santo e de seus milagres, como o Mosteiro da Luz, construído por ele; a casa onde ele viveu; a catedral onde Galvão foi batizado e realizou a sua primeira missa, além da Igreja de Frei Galvão e um museu sobre a sua vida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário