03 de outubro, de 2016 | 10:35

5ª Semana de Arte Aldravista

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens terá lançamento de livros em Mariana

A Aldrava Letras e Artes, em seu 16º ano de fundação, promove a 5ª Semana de Arte Aldravista na cidade de Mariana, de 13 a 15 de outubro. Serão realizados lançamentos de livros, instalação da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infanto-juvenil de Mariana (MG), palestras, homenagens e exposição.

Divulgação
Um dos pontos altos da semana será no Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, na Rua Direita, em Mariana, com o lançamento do livro ‘Mineralamas’, 4ª edição de aldravias de poetas de diversos estados brasileiros.

O evento será no dia 14 (sexta-feira), às 18h, e terá ainda homenagem ao promotor Guilherme de Sá Meneghin, Ana Clara Oliveira (aluna da E.M. Paracatu de Baixo) e Paula Alves (moradora de Bento Rodrigues).

Em Mineralamas, tudo começa na polifonia do título. Muito mais que o sentido literal do verbo minerar, que é extrair elemento mineral de mina ou nela trabalhar, está a amplitude semântica que se obtém quando esse minerar se funde com o substantivo lamas, plural.

E assim, 53 poetas se lançaram a romper barragens semânticas para fazer correr no rio das desilusões contemporâneas os anseios de justiça, respeito, solidariedade e reconquista de valores que possam restabelecer o convívio equilibrado entre o homem e os entes da natureza.

A organizadora da antologia, Andreia Donadon Leal, afirma que, muito mais do que só um livro de aldravias, o volume “é um congresso de escritores aldravianistas que se dispuseram a proclamar em versos o que a alma sentiu com o drama social, ambiental e político advindo do desastre na barragem de rejeitos no distrito marianense de Bento Rodrigues. Não é um protesto. Mas o exercício da criatividade encontra guarida na poesia.

A programação é gratuita e aberta à comunidade. Na quinta-feira (13), às 19h, será lançado o livro de aldravias Palavra que lavra, do escritor Edir Meireles, no auditório do ICHS/UFOP de Mariana, seguida de outorga do Troféu Aldrava Letras e Artes aos escritores Edir Meirelles, Márcia Barroca, Juçara Valverde, Luiz Gondim e Messody Benoliel.

No sábado (15), às 16h, no auditório do ICHS/Ufop, haverá palestra com o professor Luiz Roberto – “Cérebro e arte: seja qual arte for”. Logo depois será feita a entrega da Premiação do 3º Concurso Internacional Literário da Academia de Letras, Ciências e Artes do Brasil de Mariana, e lançamento da Revista Aldrava Letras e Artes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário