03 de outubro, de 2016 | 08:44

Chegou o Festival da Criança...

A hora e vez da criançada no Teatro do Centro Cultural Usiminas e Zélia Olguin

Divulgação
Lorrayne Sancar está em Ô coisinha, do Grupo FarroupilhaLorrayne Sancar está em Ô coisinha, do Grupo Farroupilha
Abre-se a cortina para mais uma edição do Festival da Criança. Em cena, dez grupos de teatro de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte, em 15 apresentações, que acontecem de 3 a 7 de outubro e no dia 12, no foyer e teatro do Centro Cultural Usiminas e teatro Zélia Olguin.

Na semana que antecede o dia da criança, 3 a 7 de outubro, a entrada é franca, mediante agendamento escolar. Cerca de 29 escolas de Ipatinga, Santana do Paraiso, Coronel Fabriciano, São João do Oriente e Marliéria foram agendadas.

Criado no ano 2000, o Festival da Criança atinge em 2016 a marca de 57.000 pessoas. O projeto, que tem como objetivo contribuir com a ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes, bem como com a formação de público para o teatro, integra o calendário cultural do Vale do Aço.

Na primeira semana do Festival da Criança o público verá as peripécias de Pedrinho Malas-Artes e o Rapto da Princesa Isabel e conhecer a história de Tistu, O Menino do Dedo Verde, na contação de histórias de Flora Manga.

Divulgação
A Floresta e o Pássaro Encantado, com o Casa LaboratórioA Floresta e o Pássaro Encantado, com o Casa Laboratório
E vai descobrir os segredos da Floresta e o Pássaro Encantado, com o Casa Laboratório, numa fábula musical inspirada da obra de Rubem Alves. A Insensata Cia. de Teatro (BH) apresenta o duelo de um menino e um pardal nas “Memórias de um Quintal”, reunindo músicas e brincadeiras populares.

O Circo Teatro Fool apresenta seu “Circológico”, num grande programa de variedades em que o meio ambiente é o mote do espetáculo. O grupo Perna de Palco reúne um elenco de 35 integrantes para contar as Histórias do Povo, vindas das tradições orais.

Dom Quixote também vai marcar presença no Festival. O Coletivo Aberto apresenta As Aventuras do Super Quixote. E as histórias de um menino sem nome, de Martin e Mariana e sua grande banda vai ser contada pelo grupo Maria Cutia (BH) no espetáculo Na Roda.

O Grupo Farroupilha leva as suas Borbulhinhas Barulhentas para o teatro Zélia Olguin e depois convida a criançada para se divertir com sua mais nova montagem, Ô Coisinha! Vem brincar de faz de Conta!

A semana dedicada ao agendamento escolar se encerra com dois espetáculos do Grupo Matraca Teatro de Bonecos, de Belo Horizonte: O Menino Azul e Safári de Histórias.

No dia 12, às 19h, o projeto recebe a Cyntilante Produções com o musical “O que você vai ser quando crescer?”, no teatro do Centro Cultural Usiminas. Para esta apresentação ingressos encontram-se à venda na bilheteria do teatro.

Para o período de 3 a 7 de outubro a entrada é franca mediante agendamento escolar pelo telefone (31) 999664166, com Marilda Lyra, realizadora do Festival da Criança.

O projeto é patrocinado pela Usiminas e conta com apoio do Usicultura, Panorama Tower Hotel e Associação Cultural Zélia Olguin. O incentivo é do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Programação Festival da Criança 2016:

03 de outubro às 9h30 – Foyer do Centro Cultural Usiminas
PEDRINHO MALAS-ARTES E O RAPTO DA PRINCESA ISABEL
Flora Manga (Coronel Fabriciano)

03 de outubro às 15h – Teatro do Centro Cultural Usiminas
A FLORESTA E O PÁSSARO ENCANTADO
Espaço Cultural Casa Laboratório (Ipatinga)

04 de outubro às 9h30 – Foyer do Centro Cultural Usiminas
PEDRINHO MALAS-ARTES E O RAPTO DA PRINCESA ISABEL
Flora Manga (Coronel Fabriciano)

04 de outubro às 15h – Teatro do Centro Cultural Usiminas
MEMÓRIAS DE UM QUINTAL
Insensata Cia de Teatro (BH)

05 de outubro às 9h30 – Teatro Zélia Olguin
CIRCOLÓGICO
Circo Teatro Fool (Ipatinga)
05 de outubro às 15h – Teatro Zélia Olguin
HISTORIAS DO POVO
Grupo Perna de Palco (Ipatinga)
05 de outubro às 15h – Teatro Centro Cultural Usiminas
AS AVENTURAS DO SUPER QUIXOTE
Coletivo Aberto (Ipatinga)

06 de outubro às 9h30 e 15h – Teatro Zélia Olguin
O MENINO DO DEDO VERDE
Flora Manga (Coronel Fabriciano)

06 de outubro às 15h – Teatro Centro Cultural Usiminas
NA RODA
Maria Cutia (BH)

07 de outubro às 09h30 – Teatro Zélia Olguin
BORBULHINHAS BARULHENTAS
Grupo Teatro Farroupilha (Ipatinga)
07 de outubro às 15h – Teatro Zélia Olguin
Ô, COISINHA! VEM BRINCAR DE FAZ DE CONTA?!
Grupo Teatro Farroupilha (Ipatinga)

07 de outubro 09h30 – Foyer do Centro Cultural Usiminas
O MENINO AZUL
Grupo Matraca de Bonecos (BH)

07 de outubro 15h – Teatro do Centro Cultural Usiminas
SAFARI DE HISTÓRIAS
Grupo Matraca de Bonecos (BH)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário