01 de outubro, de 2016 | 09:47

Outubro Rosa

No mês de outubro, a Usisaúde, a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas estão ainda mais fortes e unidas na conscientização e combate ao câncer de mama

Outubro rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mamaOutubro rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama

No mês de outubro, a Usisaúde, a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas estão ainda mais fortes e unidas na conscientização e combate ao câncer de mama, com a campanha Outubro Rosa. Neste ano, a ação que mobiliza mulheres com idade entre 40 e 69 anos – e que ainda não fizeram mamografia nos últimos 12 meses – ofertará a realização do exame gratuitamente não apenas no Vale do Aço, mas também nas demais regiões onde a Usiminas atua como Belo Horizonte, Betim, Santa Luzia, Itatiaiuçu, Cubatão, Santos, Porto Alegre e Guarulhos.

Em cada região de atuação da Usiminas, a Usisaúde e a Fundação traçaram um fluxo específico para o público-alvo. No Vale do Aço, as beneficiárias do plano de saúde da operadora poderão realizar o agendamento do exame por um prazo ainda maior, até dezembro, pelo telefone 3829-9600. Já as mulheres que não possuem plano da Usisaúde e desejarem realizar o exame por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o agendamento deverá ser realizado na Unidade Básica de Saúde de referência, somente no mês de outubro.

A iniciativa pelo SUS é uma parceria com a Prefeitura de Ipatinga, que contemplarão moradoras não apenas da cidade, mas também de toda a microrregião, que é formada pelos municípios de Açucena, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Dom Cavati, Iapú, Ipaba, Ipatinga, Joanésia, Mesquita, Naque, Periquito, Santana do Paraíso, São João do Oriente. Tanto pelo SUS quanto pela Usisaúde, as mamografias serão realizadas nas Unidades I e II do Hospital Márcio Cunha e na Unidade Avançada FSFX, no bairro Canaã.

Em Itabira, as mamografias serão realizadas gratuitamente por meio do SUS, de 1º a 31 de outubro, no Hospital Municipal Carlos Chagas, que é administrado pela Fundação São Francisco Xavier. Em Santos, as beneficiárias poderão agendar e realizar – até dezembro – o exame no Hospital Santo Expedito. Já nas demais localidades onde a Usiminas atua, basta apresentar o pedido médico em qualquer credenciado Usisaúde.

Corrente do bem

No mês do Outubro Rosa, a Usisaúde estimula a conscientização também por meio das redes sociais. À medida que as mulheres realizarem o exame de mamografia, a campanha sugere enviar uma mensagem de convite e incentivo para outras 12 mulheres fazerem o mesmo, usando as hashtags #OutubroRosa e #CorrenteDoBem, ajudando a salvar vidas contra o câncer de mama. E isso tem uma explicação.

“O câncer de mama hoje é o segundo tipo de doença mais frequente no mundo e atinge 1 em cada 12 mulheres. E a mamografia é o exame essencial na detecção precoce dessa doença. Por isso, queremos espalhar essa corrente do bem e ajudar de verdade a salvar vidas, incentivando as mulheres a compartilharem esse assunto em casa, no trabalho, na comunidade e, principalmente, com outras mulheres, estimulando a realização do exame. Até porque, quando diagnosticado no início, o índice de cura chega a 95%”, explica a gerente de Promoção de Saúde, Fernanda Monteiro de Souza.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário