Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de setembro, de 2016 | 10:55

Conhecendo o valor de cada voto nas Eleições Municipais

Entenda a influência de cada voto nas eleiçoes de Outubro e colabore com seu município votando consciente

Foto: Nelson Jr./TSE
Urna eletrônicaUrna eletrônica
Se você, jovem já ouviu alguém dizer que é alienado não se preocupe! Isso é puro preconceito, afinal de contas, algumas pesquisas já comprovaram que os jovens se interessam sim por política e por notícias que correm pelo mundo.

Apesar do interesse e de certo grau de participação dos jovens, se tratando de política, pode-se afirmar que ainda falta muito. Alguns fatores como: o conhecimento da importância de um voto válido, o que significa os votos nulos e brancos, qual é a função de cada cargo político, o grau de escolaridade dos candidatos, entre outros, são fatores que deixam a desejar e muitas vezes passam despercebidas pela juventude de hoje.

Conheça sobre os votos:

• Votos Válidos – São aqueles utilizados para calcular o resultado das eleições, são os votos nominais e de legenda. Os nominais são direcionados a somente um candidato. Digita-se todo o numero do candidato e aperta na tecla Confirma . Os votos de legendas são para partidos ou coligações, mas são permitidos somente nos cargos que possuem mais de uma vaga. Para validar esse voto o eleitor digita os dois primeiros números do candidato, que correspondem ao número do partido ou coligação, e aperta a tecla Confirma.

• Votos em branco – Diferentemente do que muitos pensam o voto em branco não é direcionado ao candidato que está ganhando. Ele significa que o eleitor está satisfeito com qualquer um dos candidatos eleitos, por isso, a ideia é que todos esses votos em brancos vão para o vencedor, mas na verdade, eles não fazem parte da apuração. Caso queira votar em branco, clique na tecla Branco e aperte Confirma.


• Votos Nulos – Geralmente usados para manifestar o descontentamento com todos os candidatos eleitos. Eles também não são contados, mas servem para dados estatísticos. Este, assim como o voto em branco, não é direcionado ao candidato que está ganhando. Para votar nulo o eleitor deve apertar “00” e em seguida pressionar a tecla Confirma, pois não existe nenhum botão específico na urna para o voto nulo.

É importante lembrar que estes votos (brancos e nulos), não favorecem diretamente a um candidato, mas diminuem no total de votos válidos fazendo com que a porcentagem para um ganhador fique mais baixa. Ex: Numa cidade de 10 eleitores e 2 candidatos, se não houver nenhum voto nulo ou branco, o valor para que se tenha um vencedor será igual a 6, mas se houverem 2 nulos e 2 votos em branco, 4 será o valor necessário para obter um vencedor. Esses votos também não anulam a eleição. Para que isso ocorra, o candidato ganhador deve ser cassado e em até 40 dias uma nova eleição será feita.

Dia 02 de Outubro de 2016, das 08 horas até as 17, ocorrerão as Eleições Municipais em que prefeitos, vice-prefeitos e vereadores serão escolhidos nos diversos municípios brasileiros. O voto é secreto e obrigatório para pessoas que sabem ler e escrever, acima de 18 anos e menor de 70. Os analfabetos ou os que se encontram entre 16 e 18 anos ou acima de 70, não são obrigados, mas podem votar.

Fique atento ao dia e horário para votação e regulamentação do seu título de eleitor, que pode ser feito no cartório eleitoral do seu município. Pesquise e fique por dentro do passado e das propostas de cada candidato. Seu voto é importante, participe das eleições!

Para saber mais clique no link https://goo.gl/jOMC9q
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário