27 de setembro, de 2016 | 17:43

Policiamento é reforçado para as Eleições 2016

As autoridades policiais estarão atentas para a prática dos crimes eleitorais

Divulgação
Efetivo que irá monitorar as seções eleitorais faz treinamento com a Justiça EleitoralEfetivo que irá monitorar as seções eleitorais faz treinamento com a Justiça Eleitoral
DA REDAÇÃO - A Comarca de Ipatinga e a 12ª Região da Polícia Militar se preparam para as Eleições Municipais 2016, que será realizada no próximo domingo, dia 2 de outubro. Para isso, foi promovido um treinamento com militares na manhã de terça-feira (27), a fim de ajustar os detalhes.

As autoridades policiais estarão atentas para os crimes mais comuns em dias de votação, como a boca de urna, transporte ilegal e fornecimento de alimentação para eleitores.

“Iremos auxiliar a Justiça Eleitoral, garantindo eleições livres e que o eleitor tenha o direito de escolher o seu candidato de forma tranquila e sem pressão”, afirmou o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Edvânio Carneiro.

De acordo com o oficial, todos os locais de votação no Vale do Aço contarão com policiamento ostensivo. “A boca de urna será coibida com muito rigor, uma vez que a lei exige que a campanha se encerre nas vésperas da eleição. Sendo preso por boca de urna, pode ser que o cidadão pague até um salário mínimo como infração”, informa.

O juiz eleitoral de Ipatinga, Antônio Augusto Calais de Oliveira, salienta que, além dos modos tradicionais de boca de urna, como distribuir santinhos, é crime também a divulgação de material político por meio de mídias sociais. “Mandar um Whatsapp pedindo votos para candidato x ou y também é boca de urna, então muito cuidado. Deixem os computadores mais de lado no dia”, aconselha.

De acordo com o magistrado, também é preciso ter cuidado com as caronas no domingo. “É lógico que ninguém irá impedir o cidadão de dar uma carona para um vizinho ou um amigo, mas a partir do momento que o policial militar perceber que determinado veículo chega ao local de votação de hora em hora, sempre com pessoas diferentes, certamente estarão fazendo o transporte de eleitores, o que é crime, ainda que o motorista não esteja recebendo nenhum centavo por isso”, informa.

O coronel Edvânio destaca que haverá um trâmite específico para pessoas que forem flagradas cometendo práticas de crime eleitoral. “Não iremos misturar pessoas conduzidas pela PM por crimes comuns com as que cometeram crimes eleitorais, no Vale do Aço. Em Ipatinga, o estádio Ipatingão será utilizado para realizarmos especificamente essas ocorrências. A Polícia Civil também irá disponibilizar um delegado, escrivães e investigadores para desempenhar o trabalho neste local. Nas demais cidades, estes locais ainda estão sendo definidos entre a PM e Justiça Eleitoral” acrescenta.

Conforme Calais, as medidas repressivas serão tomadas pela Polícia Militar quando necessário, para a preservação da ordem e bem-estar social. “Não estamos aqui para tornar o processo eleitoral em um processo de prisão indiscriminada de pessoas. Porém, teremos a firmeza necessária para agir quando a pessoa não se enquadrar no respeito à lei. Vamos votar cada um com seu candidato, mas sem perturbar a vontade alheia e o processo”, conclui o juiz.

Lei Seca

A Câmara de Coordenação de Políticas de Segurança Pública do Estado, composta pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Administração Prisional, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, publicou, na terça-feira (27), a Resolução Conjunta que dispõe sobre a proibição da venda, distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas nos dias de votação das eleições municipais de 2016. A resolução será válida no período das 6h às 18h do domingo, em todo o estado de Minas Gerais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário