23 de setembro, de 2016 | 11:05

BLOCO DE MODA

Wagner Penna e as novidades do mundo fashion

SETEMBRO FASHION
Projeto que visa incrementar os negócios de moda em Beagá, durante os períodos de entressafra nas vendas de pronta-entrega de roupas (abril e setembro), o BH-à-Porter foi realizado nas duas primeiras semanas deste mês, com a moda de verão.

Cerca de 70 marcas participaram desse esforço, e os resultados foram além do esperado. Segundo Nalva Santos, presidente da Coopermoda (que promove o evento), o movimento de lojistas/compradores nos showrooms de moda da capital foi muito bom.

Em média, cada corretor de moda conseguiu trazer três compradores de outros estados e do interior mineiro, obtendo um volume de vendas satisfatório para o período. Amém!

OLHAR ARTSY
O conceito de exclusividade na moda foi perdido, com as marcas mais tradicionais pensando mais em expansão e faturamento do que na própria grife e seu prestígio junto ao mercado.

Um novo momento, feito por marcas novas e pequenas, está agora restaurando esse conceito, principalmente nos acessórios. Um exemplo são os óculos, cujas armações artesanais têm conquistado espaços entre os jovens bacanas.

Feitas sob medida e com diversos materiais (o de madeira reciclada é o máximo), há modelos criados por estilistas especializados no assunto. Em Minas, algumas oficinas de óculos já trabalham com a novidade, mas sob encomenda.

SEE NOW, BUY NOW
O disse-me-disse sobre o sistema ‘see now, buy now’ - algo como ‘veja a roupa no desfile e vá pra loja compra-la’ -, lançado pelos americanos há dois anos, durante a Semana de Moda de Nova York, vai sendo decifrado aos poucos.

O fato é que, até aqui, os desfiles eram mostrados quatro meses antes da roupa chegar à loja. Criar uma cadeia de produção para a venda imediata não é coisa fácil. Daí o modelo ainda estar em fase de transição.

Isto é, na atual temporada, algumas marcas disponibilizam apenas 10% na hora, outras 30% (neste caso, os acessórios), outras disponibilizarão 50% dentro de 30 dias, e assim por diante. Vender 100% das peças de um desfile na hora ainda vai demorar.

Wéber Pádua/Divulgação
Vermelhinho da Cajo veste Marina Ruy BarbosaVermelhinho da Cajo veste Marina Ruy Barbosa
VAIVÉM
* A ruivinha Marina Ruy Barbosa virou figurinha fácil em Beagá. Nesta semana, passou pela cidade para inaugurar a italiana de móveis Natuzzi, no Ponteio Lar Shopping, abrir a loja de joias Rommanel e prestigiar o brunch da Cajo, sua grife preferida aqui. ***

* O grupo Tutta, uma marca de pronta-entrega em Beagá, vai se ampliar com o lançamento da segunda marca, a Chocker. Que terá Fernando Silva como estilista e trabalhará com alfaiataria e camisaria. ***

* O estilista Victor Dzenk fez rasante em Brasília desfilando sua grife por lá. Agora, ele finaliza a coleção que estará na passarela da Minas Trend. Detalhe: o styling será do Daniel Ueda. ***

* Por falar nisso, a Minas Trend (4 a 7/10, no Expominas) terá um total de oito desfiles. Além do Dzenk, terá desfiles de Ellus, Second Floor, Lucas Magalhães, Natalia Pessoa, Plural, Modem Studio e Doiselles. ***

* Teve estilista mineira na Semana de Moda de Nova York, encerrada no dia 16. Entre os mais de 150 desfiles realizados estava o de Layanna Aguillar, nascida em Nanuque. Ela faz sucesso nos EUA. ***

* PONTO FINAL - A fome de lucro tirou a força das marcas de luxo.

Essa constatação é feita por especialistas, que viram, nos retornos financeiros obrigatórios para os investidores das marcas, na abertura de seu capital nas bolsas de valores e, consequentemente, na fabricação em massa dos seus produtos, os fatores que espantaram a boa clientela.

Resultado: a maioria está fechando lojas. É um ciclo que acaba no circuito das marcas Premium internacionais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário