CADERNO IPATINGA 2024

19 de setembro, de 2016 | 07:34

Rebelião de presos no Ceresp

Preso morreu no presídio de Ipatinga com dois tiros de pistola nas costas; família pede apuração

Com atualização às 18h28

Enviada WhatsApp Portal Diário do Aço
Rebelião começou por volta de 2h desta segunda-feira, no CerespRebelião começou por volta de 2h desta segunda-feira, no Ceresp
Um preso morto e oito feridos, várias celas completamente destruídas e transferência dos presidiários. Esse foi o resumo de uma rebelião iniciada às 2h desta segunda-feira (19) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) em Ipatinga.

Os motivos da rebelião são diversos e vão desde a superlotação até suposto constrangimento ao qual são submetidos os familiares em visita nos fins de semana.

Na madrugada, os presos conseguiram tomar o controle do presídio e foram todos para fora das celas, colocando fogo em tudo o que era possível queimar no interior da cadeia. Paredes de celas foram derrubadas.

Conforme nota da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) e o Comando de Operações Especiais (COPE) teve que entrar em ação. Com a resistência dos presos houve disparo de armas de fogo com munição letal.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados ainda na madrugada e foram para o local. Logo no começo da manhã, antes mesmo da retomada do controle da cadeia pelas forças de segurança, foi confirmada a morte do preso Eduardo Henrique de Souza, de 24 anos.

Como não havia marcas visíveis de ferimentos pelo corpo, inicialmente acreditava-se que ele teria inalado fumaça e morrido por asfixia. Entretanto, na tarde desta segunda-feira, familiares afirmaram ao Diário do Aço que Eduardo Henrique de Souza tinha, nas costas, duas marcas de tiros de pistola calibre 40 e cobraram apuração dos fatos.
Wellington Fred + reprodução
Eduardo Henrique de Souza, apareceu morto no fim da rebelião no Ceresp, em IpatingaEduardo Henrique de Souza, apareceu morto no fim da rebelião no Ceresp, em Ipatinga


No velório que ocorre em uma igreja, na rua Ilhéus, bairro Veneza II em Ipatinga, familiares não escondem a indignação com a morte de Eduardo Henrique. Eles explicaram ao Diário do Aço que não vão descansar até que seja definida a responsabilidade na morte do preso.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) respondeu apenas que "as investigações estão a cargo da Polícia Civil".

Com ferimentos variados foram socorridos em carros do Samu e dos Bombeiros, sob escolta da Polícia Militar, oito presos: Sávio Cândido de Andrade Costa; Samuel Santos; Juliano José de Souza; Jhony Rodrigues de Souza; Warley Pires da Silva; Kevim Ludmax Malta; Vagner Reis Amâncio e Patrick Diniz Lopes. Quatro foram atendidos e reencaminhados para a cadeia e outros quatro permaneceram sob observação médica.

Interdição

A estrutura física do Ceresp foi bastante danificada na rebelião. Também foi confirmada a transferência dos presos do sexo masculino. Ônibus iniciaram na tarde desta segunda-feira a remoção dos presos para diversas unidades prisionais na região.

Apenas as mulheres foram mantidas no local. O acesso ao Ceresp permaneceu bloqueado a cerca de 500 metros do portão principal. Centenas de familiares de presos foram para o local, ainda na madrugada. Houve tumulto por causa da falta de informações oficiais sobre o que ocorria no interior do presídio.




Histórico

A crise no sistema prisional no Vale do Aço vem de longa data e, conforme denúncias e reclamações enviadas ao Portal Diário do Aço ao longo dos meses anteriores, a rebelião naquela unidade era iminente.

Há cerca de um ano o Ceresp foi interditado para receber mais presos. Construída para abrigar 182 detentos, a unidade chegou a atingir cerca de 750 presos. A superlotação levou a Justiça a proibir o envio de novos presos para aquela unidade.

Em maio de 2015 foi inaugurado um anexo do Ceresp de Ipatinga, no município de Açucena, com capacidade para abrigar 80 presos, mas sem condições de atender a demanda, presos passaram a ser encaminhados para a penitenciária Dênio Moreira de Carvalho (PDMC), em Ipaba.

Com isso, a PDMC, que deveria receber somente presos condenados e que já foi considerada modelo em Minas Gerais, também já estaria superlotada e à beira do caos, conforme reiteradas denúncias encaminhadas ao Portal Diário do Aço.

Nota oficial da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap)

Na madrugada desta segunda-feira (19), por volta de 2h, agentes penitenciários do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Ipatinga, no Vale do Aço, interviram para controlar uma rebelião iniciada em um dos pavilhões da unidade.

A ação contou com o apoio do Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) e do Comando de Operações Espaciais (COPE).

Os detentos iniciaram a rebelião quebrando aleatoriamente as celas na tentativa de efetuar uma fuga em massa. Presos de outras galerias aderiram ao movimento e começaram a quebrar as paredes.

O detento Eduardo Henrique de Souza foi encontrado morto. A perícia da Polícia Civil já foi realizada para apurar a causa da morte.

Outros oito detentos sofreram ferimentos e foram encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento. Até o momento nenhuma fuga foi registrada.

Enviada WhatsApp Portal Diário do Aço
Sem ferimentos pelo corpo,preso pode ter morrido por asfixiaSem ferimentos pelo corpo,preso pode ter morrido por asfixia
Enviada WhatsApp Portal Diário do Aço

Rebeliao de presos no Ceresp de Ipatinga começou por volta de 2h desta segunda-feiraRebeliao de presos no Ceresp de Ipatinga começou por volta de 2h desta segunda-feira

Enviada WhatsApp Portal Diário do Aço
Preocupados, familiares de presos aparecem a todo momento na avenida de acesso ao CerespPreocupados, familiares de presos aparecem a todo momento na avenida de acesso ao Ceresp

Enviada WhatsApp Portal Diário do Aço
Público foi contido em uma área a cerca de 500 metros do portão principal do CerespPúblico foi contido em uma área a cerca de 500 metros do portão principal do Ceresp

Enviada WhatsApp Portal Diário do Aço




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mãeapenas

22 de setembro, 2016 | 11:17

“Gente esse problema nas nos cabe julgar ,o certo ou errado a presos ali que não querem uma nova chance mas tem uns que desejam uma mudança nos vemos por fora Deus o coração ve o coração quantas familias sofrendo ali ate a cama o preso tem que pagar nos não somos nada Deus não ama o pecado mas o pecador adote em oração”

Mmm

22 de setembro, 2016 | 10:08

“Adote sim em oração Deus ama o pecador incondicionalmente o que ele não ama e o pecado”

Tombei

21 de setembro, 2016 | 22:37

“Deus vai requerer todas as obras”

Jussara Almeida

21 de setembro, 2016 | 16:05

“a culpa da superlotação não e do estado.e sim desse numero de pessoas que so vai almentando.cadeia e lugar de pagar crime msm se não querem ser oprimidos pensem antes de entrar no crime.Quantas familias estao destruidar por causa destes pessoal que roubam matam estrupam sequestam cometem latrocinio pedofilos e de pois querem dizer q estão no crime por não ter opção de vida.não podemos jungar eles merecem uma segunda chance.mas eles não deram segunda chance a muitas pessoas nee.se eles pensassem em dar a segunda chance s suas vitmas eles naum precisariam estar ali e nao teriam tantas familias destruidas por criminosos”

Camila

20 de setembro, 2016 | 21:48

“Concordo com vc, alguém, não se deve julgar aqueles q ali se encontram, pois em.toda família existe alguém assim, e pra Deus não existe pecado grande ou pequeno, todos nós erramos de alguma forma, nem.q seja traindo, magoando ou ferindo alguém com atitude ou palavras, todos q estão julgando já fez algo de errado, então saibam q não deixam de ser errados pra Deus, temos é q orar por aquelas vidas, para serem libertos, salvos, ter mais compaixão e amor ao próximo, oq eles fazem.ou deixarem de fazer não cabe a nós julgar, só Deus é santo, só ele pode julgar cada um pelo seus erros, esses q criticam são piores q aqueles q se encontram privados da liberdade.. Q a paz do Senhor Jesus estejam com todos vcs...”

Augusto

20 de setembro, 2016 | 20:25

“Tadinhos né! Adota um preso e leva pra sua casa!”

Tombeiiiiiiii

20 de setembro, 2016 | 15:35

“bandido bom é bandido morto, acho é pouco, poderia ter deixado todos morrerem queimados, se colocaram fogo estao querendo se queimar.”

Tombeiiiiiiii

20 de setembro, 2016 | 15:34

“bandido bom é bandido morto, acho é pouco, poderia ter deixado todos morrerem queimados, se colocaram fogo estao querendo se queimar.”

Tombeiiiiiiii

20 de setembro, 2016 | 15:33

“bandido bom é bandido morto, acho é pouco, poderia ter deixado todos morrerem queimados, se colocaram fogo estao querendo se queimar.”

Alguem

20 de setembro, 2016 | 14:52

“Tropas de ordinários deve ser q n tem família,n adianta falar em Deus n pq Deus n julga ninguém pq tdos somos pecadores ,vcs devem imaginar q nunca vão precisar de entrar lá dentro né tropas de safados,qualquer um pode cair lá,tenham maia respeito com as pessoas cadê o amor ao próximo,ninguem merece isso n,antes de julgar as pessoas pensem em vcs,pq dos tem família,e cadeia é sofrimento vão orar pedir a Deus pra qm tá lá dentro,n criticar ,humilhar,pq tdos nós estamos sujeito a passar por isso é n tem ninguém certo nesse mundo,se vc n sofre em uma prisão sofre de outras maneiras,vao ler apocalipse bando de sem serviço,sem amor ,dessa maneira n vamos conseguir mudar nssa sociedade o mundo tá assim por causa disso msm,a desigualdade,se n podem da uma boa idéia engole suas palavras fica pra vc msm ,talvez venha ser os próximos q vão precisar delas.”

Jhone

20 de setembro, 2016 | 13:06

“Eu só acho o seguinte nao podemos julgar ninguem, pois com certeza tem inocentes la dentro.”

Anonima

20 de setembro, 2016 | 13:00

“sim as vezes tem detidos que já cumpriram suas penas e estão nos presídios enchendo selas, mas ai ninguém ganha nome de mau são todos bonzinhos, mas estrupam, matam, roubam assaltam, agridem sem dó nem piedade se é homem mulheres ou crianças, qdo estão armados a sim são os donos do pedaço mesmo, manda e desmandam obedeçam quem tem juízo caso contrário kkkkk roubam todos os dias matam gente isto tá um absurdo agora atacam os pobres dos campos os velhinhos abusam das velhinhas a que é isto ?????? que os levem pra bem longe e os próximos mais longe ainda”

João

20 de setembro, 2016 | 10:38

“Cidadão é quem vive a sua vida honestamente, cumprindo seus deveres, não matando, estrupando, roubando, o PRESO tem que ir pra cadeia e sofrer mesmo, pra pagar pelos seus crimes, eles não estão nem aí pra ninguém, nem pai e mãe eles respeitam, porque se respeitassem não voltariam tantas vezes pra cadeia, deixando seus familiares sofrendo com seus erros.”

Tiago

20 de setembro, 2016 | 08:31

“Só acho que presidio não conserta ninguém. Todo bandido tinha que ser levado para reflorestar o deserto do SAARA ou Antártida.”

Marcelo

20 de setembro, 2016 | 07:57

“Junto com esses vermes deveriam estar a maioria dos políticos.....”

Visitante Ii

20 de setembro, 2016 | 07:16

“Vejo alguns defendendo esses lixo, acredito que são aqueles que já passaram pela vagabundagem. Engraçado que agora eles são coitadinhos, mas na hora que colocam uma arma no rosto de um pai de família esses lixos não defendem. Quer defender bandido, bandido é. Que DEUS abençoe todos os pais e mães de famílias que estão na luta diária para levar o sustento para seus filhos.”

Analita Lannes

20 de setembro, 2016 | 06:47

“Nos meus tempos de juventude, tive alguns namorados presidiários, Fomos muito felizes, na época...Infelizmente, já estão todos mortos, não por rebelião, mas por acerto de contas com traideiros. Obrigada. "Se Deus é por nós, quem será contra nós"”

Eu

20 de setembro, 2016 | 02:37

“FUI VITIMA DE UM DESSE, TALVEZ ESTEJA LÁ, SAO CRUÉIS, FRIOS...."VIRAM MACHO COM UMA ARMA NAO MAOS E UMA VÍTIMA INDEFESA.
MAS TAMBEM FUI VÍTIMA DA POLICIA, UM DOS MEUS PERTENCES RECUPERADOS POR POLICIAIS, SUMIU NA
DELEGACIA.
COMO ME DISSE A ESCRIVÃ QUE ME ATENDEU " FUI ROUBADA DUAS VEZES"
EU COMO CIDADÃ DO BEM...FICO NA DUVIDA "QUEM SÃO OS VERDADEIROS BANDIDOS"?
OS QUE Á LEI DEFENDE?
OS QUE LEI CONDENA?
?????”

Pedro

19 de setembro, 2016 | 23:42

“morreu pouco deveria ter feito estilo carandiru”

Fogo Neles

19 de setembro, 2016 | 23:02

“Deveria abrir fogo contra esse bando de safados, seria menos alguns comendo a nossas custas.”

Visitante

19 de setembro, 2016 | 20:40

“Se tá lá dentro é tudo lixo mesmo. São metidos a bravo quando estão de turma ou armados, mas não tem coragem de olhar no rosto das pessoas, covardes, cagam na calça de medo. Esses familiares que defendem aí são tudo igual ou pior. Corja de vadias, vão procurar um serviço”

Claudio Casar

19 de setembro, 2016 | 20:04

“Eu tambem concordo que temos que pensar nos nos país e nos familiares;
Nos pais e nos Familiares dos que morreram nas mãos desses covardes, bandidos.
por um celular um carro uma moto, que eles compraram com muito custo e esses vermes
os mataram sem dó nem piedade. por nao terem a capacidade de trabalhar e viver do proprio suor.
esses sim estão presos, as vitimas embaixo da terra.e a familia, nao tem nem como explicar oque eles sentem.
prisão eterna.”

Amadeu

19 de setembro, 2016 | 19:54

“Ai tropa de safado foi um ser humano que faleceu respeite a dor da família quando e um famoso todos se comovem mas na verdade não são melhores todos erram a vcs que julgam eles tão mais errado seus pilantra”

Claudio Casar

19 de setembro, 2016 | 19:53

“pra escrever o nome dos Bandidos, é letra maiuscula.
agora o nome de DEUS, é minuscula. da pra ver os tipinhos, que estão defendendo esses Merdas.”

Maria

19 de setembro, 2016 | 19:38

“Se estão presos e porque cometeu algum crime e tem que pagar por ele, então porque fazem rebelião, pois se importasse realmente com a família presente na vida dele não teriam feito coisa errada para ser preso. Eu queria saber se fosse um agente ou policial que tivesse morrido se tinha alguém defendendo....”

Diego

19 de setembro, 2016 | 18:28

“ENTÃO PESSOAL, NEGOCIO N É DEFENDER, VOCÊS Q CRITICAM, DESEJAM Q OS PRESOS MORREM E TAL, DAR GRAÇAS A DEUS POR N TER ALGUM FAMILIAR PRESO, ACHO ERRADO QUEM DEFENDE PRESO , MAS COMO ELES JA ESTÃO PRESO PRA Q FAZER MAL A UMA PESSOA Q JA ESTA SOFRENDO, ESTA PAGANDO PELO Q FEZ, SE FOSSE UM FILHO SEU, QUE N É, DÊ GRAÇAS A DEUS A ISSO, PQ É TRISTE SABER Q UM PARENTE UMA PESSOA Q É DO PRÓPRIO SANGUE TA NAQUELE LUGAR, AGRADEÇAM A DEUS POR NÃO TER NINGUEM DE SEUS FAMILIARES LA....PENSEM BEM PESSOAL, ALGUMAS PESSOAS DEFEDEM POR APARECER MSM PRA SE ACHAR O TAL, MAS PENSEM Q TEM GNT SOFRENDO PELO PARENTE LA GALERA, PESSOA Q TEM FAMILIA Q INFELIZMENTE ESCOLHERAM UM CAMINHO SEM FUTURO, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA SÃO TODOS SERES HUMANOS :( Q PAGAM PELO Q FEZ COM CADEIA PQ ESSA É A LEI,, SE EXISTISSE PENA DE MORTE SERIA A MORTE, MAS NEM TUDO É COMO VCS QUEREM....”

Bia

19 de setembro, 2016 | 16:50

“Acho que se não tem o que falar nao juqUE pois isto pode acontecer na melhor família o que nos temos que fazer e orar”

Carlos

19 de setembro, 2016 | 16:34

“Aos que comemoram, apenas uma coisa a dizer: Se vc fosse um pai, ou uma mãe, de um cara desses, ou se no minimo procurasse entender o que realmente aconteceu ali, o que gerou essa rebelião, talvez se fosse msm cheio de moral e não um falso moralista, não estaria escrevendo tão burramente nesse espaço. Cadeia é lugar para se pagar pelo crime, e a condenação tem que se justa. Chacina é muito lindo pra vcs, pq não é filho de nenhum aqui! São tão podres quanto muitos deles. Abraços!”

Wladmyr

19 de setembro, 2016 | 16:01

“é uma pena que só um bandido morreu podia ter morrido mais bandidos, eu se fosse os agentes teriam deixado queimar todos eles e inalar fumaça.”

Bolsomito

19 de setembro, 2016 | 15:10

“Deviam era trancar todos lá e descer o cacete!”

Guerreiro

19 de setembro, 2016 | 14:50

“OS CULPADOS FORAM ELES MESMO, POIS SÃO BANDIDOS, SE FOSSEM SANTO NÃO ESTARIAM PRESOS, ESTARIAM EM UMA IGREJA.
TINHAM QUE MORRER TODOS QUEIMADOS QUE OS MESMOS COLOCARAM FOGO EM COLCHÕES QUE SAEM DOS IMPOSTOS PAGOS POR PAIS DE FAMILIA TRABALHADORES, PARA SUSTENTAR ESSES MARGINAIS,”

Se é Pra Tombar,tombei

19 de setembro, 2016 | 14:27

“O engraçado é que tem gente que defende esse bandidos e não enxergam que se eles estão presos é porque fizeram alguma coisa,da vontade é de matar esse povo que fica ai defendendo esses bandidinho de merda fihos de uma puta sem educação suficiente pra ensinar o que é errado e o que é o certo,falo mesmo e se reclamar falo mais🖕🏾”

Armando

19 de setembro, 2016 | 13:55

“Todos sabem que prisão no Brasil e uma Verdadeira ´´MASMORRA´´, portanto o cidadão de bem, nao deve se preocupar, pois Cadeia e pra bandido, a preocupação do Homem de Bem, e o Bandido , em ser atacado por um.”

Leydimara

19 de setembro, 2016 | 13:08

“Meu deus não deixa nada ter acontecido com o meu irmão MATHEUS WELLEN DE ASSIS”

Anonimo

19 de setembro, 2016 | 13:08

“Tem gente que ainda defende preso, se não colocarem lá vão ficar onde? Solto? Robando, matando..? A culpa de estar cheio é deles mesmo!”

Weder

19 de setembro, 2016 | 11:33

“Meu deus que isso essas cadeia não tem segurança nenhuma”

Normandes

19 de setembro, 2016 | 10:53

“Eduardo Henrique de Souza, de 24 anos, morreu.”

Laryssa

19 de setembro, 2016 | 10:29

“Meu primo vai com deus que deus te de um bom lugar Eduardo Henrrique de sousa esse brasil nosso ta muto difiçiu onde vamos para com isso 😭😭😭😭”

Clonazepan

19 de setembro, 2016 | 10:27

“Devia ter jogado uma bomba ou feito como no Carandiru, extermínio. Só assim para gerar novas vagas.”

Jackson Soares

19 de setembro, 2016 | 10:16

“Bom, quem não quer estar ali que siga uma vida honesta... não pode reclamar de nada, todos sabem que prisão no Brasil é uma merda.... vai por que é burro mesmo. Nada a lamentar!”

Ludimilla

19 de setembro, 2016 | 09:48

“eduardo henrique de souza 24 anos”

Raiane

19 de setembro, 2016 | 09:44

“Eduardo Henrique de Souza, de 24 anos, esse é o preso que morreu de acordo com a reportagem.”

Eu

19 de setembro, 2016 | 09:44

“um preso, identificado como Eduardo Henrique de Souza, de 24 anos, morreu. Como não há marcas de ferimentos pelo corpo, acredita-se que ele tenha inalado fumaça e morrido por asfixia.”

Marcela

19 de setembro, 2016 | 09:41

“ACHO QUE ELES ESTÃO PRECISANDO E DE TER TRABALHO LA DENTRO, ASSIM NÃO PENSA EM FAZER ESSE TIPO DE COISA ,QUE SÓ PREJUDICA A ELES MESMO MUITO BURRO ACHAR QUE TEM OUTROS PREJUDICADOS A NÃO SER ELES AS CONDIÇÃO SÃO RUINS FICA PIOR AINDA E COM MORTO E FERIDOS OS POLICIAIS VOLTA PARA SUAS CASAS COM CONFORTO CURTI A FAMÍLIA E OS PRESOS BURROS FICA SO SENDO CONTUMAZ.DICA NÃO FAÇA POR ONDE IR PRESO POIS TODO MUNDO SABE QUE NÃO E BOM ,MAS ELES PARECE QUE GOSTA ENTÃO NÃO RECLAME SEJA CABRA MACHO COMO VCS SÃO QUANDO ESTA SOLTO”

Cleber

19 de setembro, 2016 | 09:41

“Só ler a matéria que o nome tá nela... ... ... ...oh!”

Anonimo

19 de setembro, 2016 | 09:32

“Deviam ter morrido todos queimados. Conja de marginais. Lixo da sociedade.”

Vitória Andrade

19 de setembro, 2016 | 09:26

“A culpa da superlotacão dos presídios não é do estado muito menos do governo.A culpa dessa superlotacão e exatamente do número de pessoas se tornando bandidos intendeu. Se eles resolverem seguir o caminho de Deus tenho certeza q nada disso viria a acontecer. Eles estão pagando pelos próprios atos.Vida ruim estão levando os familiares das vítimas que esses bandidos fizeram traficando matando roubando estrupando e cometendo latrocinio essa é a minha opinião.”

Isabela

19 de setembro, 2016 | 09:03

“Alguém tem notícias lá do Ipaba???”

Julio

19 de setembro, 2016 | 08:59

“Eduardo Henrique de Souza que morreu”

Maria

19 de setembro, 2016 | 08:48

“Este é o Brasil q não tem conserto ambiente com capacidade para 182 eles colocam o triplo de pessoas na qual resulta neste episódio acho apesar deles estarem ali deveriam ser tratados como cidadãos afinal não há ninguém perfeito até a justiça está agindo errado de colocar tanta gente em uma prisão incapacidade p tanta gente”

Marcelo

19 de setembro, 2016 | 08:37

“Qual o nome do preso que morreu pelo amor de Deus”

Envie seu Comentário