16 de setembro, de 2016 | 18:02

Polícia registra redução de 20,77% nos roubos em Ipatinga

Divulgação
Alguns dos produtos de furto/roubo recuperados Alguns dos produtos de furto/roubo recuperados
A Polícia Militar registrou uma redução de 20,77% nos roubos em Ipatinga, nos últimos oito primeiros meses de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 809 ocorrências em 2015 contra 641 em 2016. Pegando como base comparativa somente o mês de agosto, o resultado é ainda melhor, uma redução de 27,68%, com o registro de 112 ocorrências ano passado, contra 81 neste ano.

O comandante do 14º BPM, tenente-Coronel Charles Generoso Baracho, atribui o resultado à melhoria de equipamentos e ao uso da tecnologia como determinantes para a redução do índice criminal. “O Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR), passou a contar com modernas motocicletas 660cc e novos policiais, o que possibilitou o lançamento de mais duas equipes. Assim foi possível intensificar as abordagens e potencializar a capacidade de repressão qualificada”.

Grande parte dos roubos registrados é realizada por adolescentes em conflito com a Lei. Com base nessa informação, o comando do 14º BPM tem acompanhado a rotina de internação dos adolescentes, desde a apreensão até o encaminhamento para o Ministério Público e Vara da Infância e Juventude.

“São realizadas reuniões e contatos com a Promotora e o Juiz da Infância e Juventude para repasse de informações dos menores mais recorrentes, com o objetivo de acelerar a instauração ou julgamento de procedimentos que os envolvam e, com isso, conseguir a internação, ainda que provisória”, ressalta o comandante da unidade.
Divulgação
Comandante da PM atribui redução do índice aos investimentos em equipamentos e pessoal Comandante da PM atribui redução do índice aos investimentos em equipamentos e pessoal


Nos meses anteriores tem sido constante o emprego do contingente militar em operações no município, com foco específico nos crimes violentos e seus autores, tendo como uma das principais estratégias o cumprimento de mandados judiciais. As equipes trabalham focadas na identificação de possíveis autores e produção de relatórios, para subsídios das operações.

A Rede de Comércios Protegidos é uma grande aposta do comando da unidade, que inclusive, ampliou o número de redes no município, com a criação de mais duas, que abrangem os bairros Bom Retiro e Horto.

“O objetivo é reduzir a vulnerabilidade dos estabelecimentos, além de aumentar a sensação de segurança; estimular a solidariedade entre vizinhos; substituir a ausência de vigilância por ações preventivas e proativas, coibindo a ação delituosa. Uma das ferramentas utilizadas para o bom andamento desse trabalho é o WhatsApp, que contribui para que os membros da rede troquem informações rápidas com a PM”, explica o tenente-coronel Charles Generoso Baracho.

Atualmente, no município de Ipatinga há seis Redes de Comércios de Protegidos ativas, que são nos bairros Horto, Bom Retiro, Cidade Nobre/Iguaçu, Canaã, Bom Jardim/Ideal e Caravelas.

Divulgação
Produtos de furtos e roubos Produtos de furtos e roubos
Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário