16 de setembro, de 2016 | 14:12
Vem aí a Campanha de Multivacinação 2016
Saiba tudo sobre a atualização do cartão de vacina
Divulgação
O Dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro, mas antes e depois vacinas podem ser encontradas. Fique atento.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde (SRS) , em Coronel Fabriciano, informa que de 19 a 30 de setembro ocorre em todo o país às campanhas de Multivacinação e de atualização do cartão de vacinação.
O Dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro, mas antes e depois vacinas podem ser encontradas. Fique atento. Este ano, a ação será voltada para menores de cinco anos, para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Entre as vacinas que devem ser atualizadas está a vacina contra poliomielite. O Dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro.
Segundo a Referência Técnica em Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Micheli Moreira Egydio, a campanha deste ano faz um importante alerta sobre a importância do cartão de vacinação. Trata-se de um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. No entanto, adolescente e adultos também devem manter suas vacinas em dia.
Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas”, ressalta Michelle.
As vacinas que estarão disponíveis na Campanha Multivacinação para menores de 5 anos, são: BCG, Hepatite B, Penta, VIP, VOPb, RetaVírus Humano, Pneumocócita 10 Valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral + Varicela (atenuada), DTP e Hepatite A.
Para o público de 9 anos e de 10 a menores de 15 anos, estarão disponíveis a Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, DT, dTpa e HPV. É importante ressaltar que a aplicação das vacinas se dará mediante particularidades de cada cartão, idade e situação imunológica. Precauções devem ser observadas e tomadas quando da avaliação do provável recebimento da vacina pelo paciente: doenças febris graves, tratamento com drogas imunossupressoras, amamentação e vacina de Febre Amarela, aplicação simultânea de vacinas, pessoas em uso de imunoglobulina e hemoderivados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















