15 de setembro, de 2016 | 08:14

Trabalhadores dos Correios em Minas Gerais aprovam indicativo de greve

Ampliação da contraproposta de correção salarial e manutenção de benefícios estão entre reivindicações

Divulgação
Trabalhadores dos Correios fizeram assembleia quarta-feira à noite em todo o paísTrabalhadores dos Correios fizeram assembleia quarta-feira à noite em todo o país
Reunidos em assembleia na noite de quarta-feira (14), em Belo Horizonte, trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) decidiram aprovar o indicativo de greve da categoria.

Além de Minas Gerais, o indicativo de greve foi aprovado em outros estados: Paraná, Ceará, Sergipe, Santa Catarina e Piauí.

Os trabalhadores reivindicam correção de 15% nos salários, dos quais, 9,5% referem-se a perdas salariais com a inflação acumulada nos 12 meses anteriores e 5,5% de ganho real, aumento linear de R$ 300 nos salários e correção de benefícios como o vale alimentação e manutenção do plano de saúde sem mensalidade, como é atualmente.

A pauta de reivindicações foi definida no dia 30 de julho e apresentada à ECT em 8 de agosto. Como resposta, a empresa pública federal ofereceu reajuste de 6,74% nos salários e nos benefícios.

Os trabalhadores do setor não gostaram da proposta. Eles querem avanço na proposta da ECT, pois os 6,74% estão abaixo da inflação oficial. Além disso, lutam contra a retirada dos planos de saúde da discussão salarial 2016.

Em nota, a ECT afirma que as negociações do acordo coletivo estão em curso e que a empresa funciona normalmente nesta quinta-feira em todo o Brasil.

O movimento sindical dos correios também luta contra a privatização dos Correios, que segundo o sindicato da categoria, ameaça o emprego de mais de 120 mil trabalhadores em todo o País.

Os representantes dos empregados da ECT denunciam que, "nos moldes em que a privatização da empresa pública se apresenta, será um negócio entre as cúpulas políticas que comandam o país".

Divulgação
Indicativo de greve dos carteiros foi aprovado em vários estados Indicativo de greve dos carteiros foi aprovado em vários estados

Divulgação
Carteiros reivindicam correção salarial e manutenção de benefícios, como o plano de saúde Carteiros reivindicam correção salarial e manutenção de benefícios, como o plano de saúde

Divulgação

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário