CADERNO IPATINGA 2024

14 de setembro, de 2016 | 13:43

Mudar, ou melhor, mudanças!

Roberto Guedes

Em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções que agreguem valores e façam com que elas se tornem mais sólidas perante as mudanças e inovações. Apesar de ser importante para o crescimento de qualquer negócio, como em qualquer outra situação, implementar mudanças não é nada simples ou fácil. A implementação não ocorre da noite para o dia, e ainda assim, geralmente enfrenta resistência em algumas pessoas.

Mudar, ou melhor, as mudanças, se fazem necessárias e envolvem um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas que ajudarão as pessoas e equipes a se adaptarem ao novo. O alinhamento e a comunicação precisam ser bem efetivos nesse momento, para que a transmissão de informação seja de forma clara, sincera e direta, para que haja um estímulo motivacional e nenhum envolvido se sinta enganado.

Hoje vivemos em uma era com várias e novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se, há inúmeras formas de adquirir conhecimento, bem como também são diversas ferramentas que propiciam essa aquisição. Atualmente são outras as maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, em que a afetividade, as relações, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados.

Na sociedade da informação aprende-se a reaprender, a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar, a interagir, a integrar o humano e o tecnológico, a integrar o individual, o grupal e o social. A tecnologia e a comunicação possibilitam as pessoas terem acesso a milhares de informações e complexidades de contextos tanto próximos como distantes de sua realidade.

Mudar não é uma tarefa fácil, pois envolve decisão, ousadia e, sobretudo coragem, não ter medo de construir novos caminhos. A tecnologia abre oportunidade de descobertas culturais, de interagirmos com os outros, de mostrarmos como nos vemos.

A maioria de nós cada vez mais se verá a viver, a trabalhar e a ser determinada simultaneamente por dois mundos. No mundo virtual, todos experimentaremos algum tipo de conectividade, rapidamente e através de uma variedade de meios e dispositivos. No mundo físico, teremos ainda de nos conformar à geografia, à arbitrariedade do nascimento (uns, nascerão ricos em países ricos, outros, pobres em países pobres), ao azar e aos lados bons e maus da natureza humana.

Do mesmo passo que a conectividade global progride a ritmo inédito, muitas empresas e hierarquias antigas terão de se adaptar, sob risco de se tornarem obsoletas e irrelevantes para a sociedade moderna. Os conflitos que hoje presenciamos em muitas empresas, pequenas ou grandes, são exemplo das mudanças drásticas que se avizinham.

As tecnologias da comunicação continuarão a mudar as nossas empresas por dentro e por fora. Cada vez mais contataremos e nos relacionaremos com pessoas bem estranhas às nossas fronteiras e grupos de línguas, com elas trocando ideias, fazendo negócios e estabelecendo genuínos relacionamentos.

Roberto Guedes, consultor empresarial, psicólogo, palestrante e empresário, fundador da Inov9 Soluções Criativas: Consultoria Empresarial. Especializado em Formação de Líderes e Trabalho em Equipe com estágio internacional.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário