13 de setembro, de 2016 | 12:27

Vale a pena conhecer Cambridge

Vale a pena conhecer Cambridge

Que tal passar alguns dias desfrutando uma paisagem inglesa típica dos séculos passados e com direito a muita história e boa comida? Assim é Cambridge, a aproximadamente 80 quilômetros de Londres e sede do condado de mesmo nome.

GB Imagem
Ponte dos Suspiros sobre o Rio Cam, em Cambridge, construída em 1831 e pertencente ao “Saint John’s College”Ponte dos Suspiros sobre o Rio Cam, em Cambridge, construída em 1831 e pertencente ao “Saint John’s College”
Apesar de a região ser pantanosa e de difícil circulação, Cambridge foi erigida às margens do Rio Cam com a função de ser porto fluvial que recebia, desde o Século XIII, barcos marítimos menores, ali também eram realizadas importantes feiras comerciais.

A cidade enriqueceu com o comércio de lã, tecidos e produtos agrícolas e investiu na educação de seu povo, tornando-se centro universitário. A primeira escola, o “Peterhouse”, foi fundada em 1284 e a seguir vieram mais 31 escolas para homens e duas para mulheres.

GB Imagem
Kate Middleton (à direita), mulher do príncipe William, é Duquesa de Cambridge. À direita, a Capela do “King’s College”Kate Middleton (à direita), mulher do príncipe William, é Duquesa de Cambridge. À direita, a Capela do “King’s College”
Os alunos estudavam em regime de internato. Alguns estabelecimentos de ensino existem até hoje, como o “Christ College”, “King’s College”, o “Queen’s College”, “Trinity College”; “Magdalene College”, “Saint John’s College” e o “Downing College”, além da tradicional “Universidade de Cambridge”, consideradas símbolos de status e de boa educação.

Recentemente, Cambridge ganhou notoriedade quando a Rainha Elizabeth II concedeu o título de Duque de Cambridge ao neto, o Príncipe William, horas antes do casamento com Kate Middleton. Assim, o casal recebeu os títulos de Duque e Duquesa de Cambridge.

Ao longo dos séculos, a cidade não se deixou industrializar e manteve a atmosfera universitária. As atividades do dia a dia são praticamente todas voltadas à população estudantil. Com tanta gente jovem, o ambiente da cidade é jovial e renovado, apesar da história e tradições que a cercam.

GB Imagem
Muito popular em Cambridge é percorrer o Rio Cam a bordo de uma espécie de gôndola conduzida por um hábil manobristaMuito popular em Cambridge é percorrer o Rio Cam a bordo de uma espécie de gôndola conduzida por um hábil manobrista
Quase toda a arquitetura de Cambridge está às margens do Rio Cam, como os pátios e campos esportivos cobertos de vegetação bem cuidada. A população passa um pouco dos cem mil habitantes e tem vocação para a hospitalidade, uma vez que desde sempre recebeu jovens de várias partes da Inglaterra.

Ao passear na na cidade, percorra o Rio Cam a bordo de gondolas tocadas por experientes gondoleiros que também são guias turísticos. E conheça a Ponte dos Suspiros, que é coberta e foi construída em 1831 ligando o “Saint John College” à outra margem do Rio Cam.

Outra dica é uma visita a Universidade de Cambridge, com suas maravilhosas bibliotecas recheadas de livros raríssimos. Quer mais? Tem a capela do “King’s College”, cuja construção data de 1466.

GB Imagem
A bicicleta é popularíssima em Cambridge. Boa opção é conhecer toda a região vizinha pedalando uma magrelaA bicicleta é popularíssima em Cambridge. Boa opção é conhecer toda a região vizinha pedalando uma magrela
Para quem gosta de movimento, boa opção é percorrer toda a região de bicicleta, atividade bem popular. E será difícil resistir às tentações culinárias. Cambridge oferece restaurantes sofisticados, como o do chef Jamie Olivier.

Os “Coffee House” são locais aconchegantes que oferecem sanduíches, saladas, massas e pães assados na hora, como o pão recheado com salmão defumado e queijo brie. Bem alimentado e com o fôlego renovado, é hora de visitar o tradicional mercado localizado bem no centro de Cambridge.

Nas barracas são comercializadas grande variedade de produtos, entre eles gêneros alimentícios, frutas, verduras, bolos e doces artesanais, CDs, discos, roupas, louças, bijuterias, calçados, talheres de pratas e outros metais e o popularíssimo waffer, servido quentinho, feito na hora.

A dica é hospedar-se em Londres e passar um dia em Cambridge. O percurso entre as duas cidades pode ser feito de ônibus ou de trem. Gostou da ideia de conhecer um cenário parecido com aquele visto na série “Downton Abbey”? Procure uma agência de viagens e faça o seu roteiro. Em Ipatinga, procure a agência O Giro Turismo, na Rua Tiradentes, bairro Cidade Nobre.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário