13 de setembro, de 2016 | 08:44

Projeto Moradores em Ipatinga

Anônimos e famosos serão registrados em áudio e imagens para exposição

Divulgação
DiamantinaDiamantina
Nesta quarta-feira (14), Ipatinga abre a quinta temporada do projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico, um movimento de ocupação urbana pela valorização da memória e da identidade cultural das cidades brasileiras.

O projeto fará uma releitura da história da cidade a partir da combinação de registro audiovisual de narrativas dos seus moradores, ensaios fotográficos e exposições de retratos em grande formato pelas ruas e praças da cidade.

Tudo começará com uma tenda branca montada durante quatro dias na Praça 1º de Maio (14 e 15), Praça do Bom Jardim (16) e Parque Ipanema (17), no horário de 9 às 17h. Nelas, um convite será feito aos moradores para se deixarem fotografar e, ao mesmo tempo, contarem suas próprias histórias e suas relações afetivas com a capital do Vale do Aço.

Divulgação
Juazeiro/PetrolinaJuazeiro/Petrolina
“Uma cidade só é viva porque é formada por algo que vai além das casas, construções e paisagens naturais. Ela tem alma porque é parte da história de seus moradores.

O maior patrimônio que Ipatinga tem são seus moradores. É o que iremos mostrar”, explica Gustavo Nolasco, um dos criadores do projeto com os fotógrafos Marcus Desimoni e Bruno Magalhães e o diretor de audiovisual Alexandre Baxter.

“Indique os personagens”
Além das pessoas que passarem pelas praças, a equipe do projeto levará até as tendas pessoas “populares” em Ipatinga e que já se tornam “símbolos”, ou “figurinhas carimbadas” na cidade.

Divulgação
Ouro PretoOuro Preto
Para encontrar esses “populares”, o projeto lançou no domingo (11) uma campanha nas redes sociais para que qualquer um possa indicar pessoas a serem fotografadas.

“A ideia é que seja uma construção coletiva. Queremos que todos tenham a oportunidade de sugerir boas histórias e perceberem que qualquer pessoa é um personagem em potencial”, explica Desimoni.

As indicações podem ser feitas diretamente na página do Facebook do projeto: www.facebook.com/projetomoradores.

Exposição
Assim como ocorreu em outras cidades de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, a exposição final do projeto ocupará um cartão postal de Ipatinga, o Parque Ipanema, de 7 a 30 de outubro. Serão 14 painéis de grande formato (4m x 2m) com retratos de moradores locais.

Divulgação
ParatyParaty
No mesmo local será montado um varal fotográfico, onde os moradores fotografados entre os dias 14 e 17 poderão retirar gratuitamente uma cópia de seus retratos. “É uma forma do projeto e seus patrocinadores dizerem ‘muito obrigado’ a todos aqueles que dedicaram um tempinho na tenda do Moradores para contar a sua história”, explica Bruno Magalhães.

“Estamos satisfeitos por participar desta iniciativa, que valoriza aqueles que constroem diariamente a história da cidade, e por proporcionar a algumas pessoas a oportunidade de contar sua história e se transformarem em personagens dessa exposição”, comenta Penélope Portugal, diretora do Instituto Cultural Usiminas.

Projeto
“Moradores – A Humanidade do Patrimônio Histórico” foi criado em 2012 pelo coletivo belo-horizontino Nitro + Alicate. Já passou por onze cidades brasileiras, registrando mais de 2.000 histórias de moradores e suas relações com as cidades onde moram. A ação de Educação Patrimonial tem o apoio do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Divulgação
TiradentesTiradentes
Parceria
Com patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), nesta etapa “Moradores” terá uma novidade: a parceria do Studio Integral. Os fotógrafos Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino e Pedro Bastos também contarão histórias de ipatinguenses e as transformarão em filmes dentro do projeto autoral do trio, denominado “Sociedade Anônima”.

O produto final da parceria Nitro + Studio Integral se transformará em uma grande instalação que será montada no Centro Cultural Usiminas, entre os dias 06 e 30 de outubro, coroando a ação em homenagem ao maior patrimônio dos 52 anos de Ipatinga: seus moradores.

SERVIÇO:
Para indicar personagens populares de Ipatinga: https://www.facebook.com/projetomoradores
- Tenda fotográfica
Praça 10 de Maio - 14 e 15/9, quarta e quinta-feira - 9h às 17h
Praça do Bom Jardim - 16/9, sexta-feira - 9h às 17h
Parque Ipanema - 17/9, sábado - 9h às 17h
- Exposição - Parque Ipanema - Dia 6 de outubro, quinta-feira, 19h
Mais informações: Gustavo Nolasco (31-99627-7379) / Bruno Magalhães (31-99112-7166)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário