12 de setembro, de 2016 | 16:27

Ex-prefeito é preso por desvio de verbas

Maurílio Arruda, ex-prefeito e candidato a prefeito de Januária foi preso pela segunda vez, por fraudes em processos licitatórios

Reprodução
Ex-prefeito de Januária é preso por desvios de verbasEx-prefeito de Januária é preso por desvios de verbas
A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), deflagrou, na manhã desta segunda-feira (12), a operação "Rua da Amargura" e realizou a prisão do candidato a prefeito e ex-prefeito, Maurílio Arruda, além de três ex-servidores do município de Januária, na região Norte do Estado. Ainda foi expedido mandado de prisão para o ex-secretário de educação da cidade. A operação investiga a aplicação de mais de R$ 1 milhão em obras de pavimentação e drenagem de ruas.

A operação consiste no cumprimento simultâneo de cinco mandados de busca e apreensão além dos cinco mandados de prisão temporária. Os investigados fraudavam processos licitatórios, direcionando a contratação de obras como pavimentação e drenagem de ruas a empresa que participava do esquema criminoso.

Maurílio Arruda, alvo de um dos cinco mandados de prisão da operação , responde a 20 ações penais na Justiça. A maioria delas, segundo a Polícia Federal, por desvio de recursos públicos e fraude em licitação. Arruda já foi preso, no ano de 2013, na operação Sertão Veredas.

Segundo as investigações, após contratação da empresa, os pagamentos eram depositados na conta de uma empresa e o empresário sacava os valores, que retornavam aos servidores municipais e ao ex-prefeito. Laudos de engenharia atestaram a inexecução total de diversas obras de pavimentação, pagas com dinheiro público do município.

Os investigados responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e fraudes à licitações. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 20 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário