
06 de setembro, de 2016 | 16:33
Brasileiro
Nesta quarta-feira, o Campeonato Brasileiro volta à rotina, com disputa da 23ª rodada. O Atlético receberá o Vitória da Bahia, no Independência, às 19h30. Como é feriado nacional, melhor seria o horário das 16h, mas a televisão manda mais do que o interesse do público.O Atlético vem de um empate contra o Grêmio, quando foi amplamente dominado e contou com a sorte de Robinho empatar ao final da partida, conseguindo um ponto importante pelo que não mostrou em campo, contra um adversário direto na briga pelo G4.
Para a partida de hoje, Marcelo Oliveira deve contar com a volta do meia Dátolo, no segundo tempo. A diretoria não conseguiu negociar o argentino, e Marcelo tem problemas de última hora para definir o time. Na equipe baiana, Vagner Mancini, além dos jogadores suspensos, também anda ás voltas com desfalques por contusão.
Na outra partida dos mineiros, América e Cruzeiro se enfrentam no Independência, nesta quinta feira, as 21h, e com a expectativa da presença maciça dos torcedores cruzeirenses. A diretoria do América, depois de recusar a mudança para o Mineirão, concordou em ceder mais ingressos para o visitante.
O Cruzeiro quer vencer para confirmar a sua ascensão. Já o América precisa da vitória a qualquer custo, para tentar pelo menos deixara a lanterna da competição. Com apenas 13 pontinhos somados, o campeão mineiro dificilmente escapará de nova degola na divisão principal.
ESPORTE
Começam neste feriado as Paralimpíadas, um dos maiores eventos esportivos do planeta. Depois da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Brasil para novamente para assistir os jogos dos atletas portadores de necessidades especiais, que trazem uma nova visão sobre as atividades esportivas.
A tocha paralímpica foi acesa na manhã dessa terça-feira (6), no Rio de Janeiro, e começou a percorrer as ruas da cidade. O revezamento da tocha termina hoje, quando a chama vai acender a pira paralímpica, na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O fogo que percorreu cinco capitais brasileiras se uniu à outra chama, que veio de Stoke Mandeville, cidade britânica considerada berço do esporte paralímpico. O ator e judoca Breno Viola, que tem Síndrome de Down, acendeu a tocha e pediu um país mais humano e com menos discriminação. Essa chama fez eu ter o espírito paralímpico e ela está aqui no Rio de Janeiro, na minha terra”, disse ele, emocionado.
Os presidentes do Comitê Paralímpico Internacional, Philip Craven, do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, participaram do evento. Craven se revelou entusiasmado para o início dos jogos, que ele considerou transformadores: Esses jogos farão e abrirão todo um continente para os jogos paralímpicos”.
ACADEMIA OLGUIN
Com a modalidade de Karatê agora reconhecida como esporte olímpico, a Academia Olguin trabalha visando à próxima Olimpíada, apostando em um trabalho de base, feito com paciência, a fim de administrar os valores dos atletas que podem um dia se tornar grandes vencedores.
A parceria foi celebrada com cinco academias do Vale do Aço e as aulas serão ministradas pelos professores da Olguin, supervisionadas pelo mestre Júlio Olguin.
Em seu projeto de visitar as escolas para conversar com os alunos, Júlio Olguin ouviu relatos de pais interessados em colocar os filhos no Karatê, mas alegavam que a academia era muito longe. Esse detalhe despertou a ideia de conversar com os proprietários das outras academias para buscar uma parceria, onde pudesse atender à comunidade.
Júlio Olguin destaca que as academias prontamente abriram as portas para a instalação do projeto e, com a redução do preço da mensalidade, seria viável uma maior adesão de atletas.
Quando busca incentivar novos alunos, Júlio Olguin sempre cita seus pais, Matias Olguin e Zélia Olguin, que foram os pioneiros na cidade e deixaram um grande legado para o Vale do Aço. Da mesma forma, devemos destacar o trabalho incansável dos srs. Altair Souza, Valdenir Moura, Jacy Lopes, Valtair Sousa e Walter Souza, que sempre confiaram no trabalho da Academia Olguin.
A parceria com as Academias Tempo Livre, no Canaã; Inove Academia, na Vila Celeste; Nova forma Fitness, no Cidade Nova; Bem-Estar Academia, no Jardim Vitória; e WR Academia, no Parque das Águas, já está finalizada e pronta para receber os novos alunos para praticar o Karatê.
LEMBRANÇAS
João Elias Inácio, um dos grandes presidentes da Liga de Desportos de Ipatinga, revolucionou o futebol da cidade, criando as duas divisões no amador. João Elias também teve grandes dificuldades para administrar a LDI, em razão da falta de verbas para honrar os pagamentos de arbitragem, e que muitas vezes tinha que utilizar do próprio dinheiro para cumprir estes compromissos, inclusive na compra de material esportivo para os clubes.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]