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31 de agosto, de 2016 | 14:14

Um centro de excelência para o desenvolvimento e apoio ao talento

Prof. José Amilar da Silveira

Ir à cidade de Lavras, caminho do Sul de Minas, e visitar o Centro para Desenvolvimento e Apoio ao Talento - CEDET - faz bem à alma de quem está envolvido com as coisas da educação. O impresso institucional diz que “o CEDET busca talento e capacidades superiores nos escolares e realiza a estimulação do seu potencial.

O objetivo é o desenvolvimento máximo do talento e a formação integral das crianças talentosas, dentro dos valores humanistas de autorealização, respeito aos outros, visão de mundo ampla, contribuição para o aperfeiçoamento da sociedade e qualidade de vida humana”.

Um dia vivido nesse espaço educacional é suficiente para se tirar muitas conclusões. O CEDET expressa no seu fazer educacional uma proposta pedagógica inteligente e interessantíssima, além de criativa e acolhedora no intuito de fazer a inclusão das pessoas com suas diferenças. Usa espaços físicos adequados às atividades desenvolvidas, espaços nada sofisticados, mas com algum conforto, e disponibiliza o material didático necessário para os alunos que participam do projeto. O CEDET mostra como fazer bom uso e uso racional dos recursos públicos aplicados à educação.

Criado e idealizado pela Dra. Zenita Guenther, psicóloga, mestre em orientação e aconselhamento psicológico e Ph.D. em Psicologia da Educação, pela Universidade da Flórida, EUA. Dra. Zenita foi educada na tradição humanista de Helena Antipoff, com quem estudou e trabalhou por vários anos, na Fazenda do Rosário, em Ibirité-MG.

Hoje é uma das mais renomadas autoridades na área da educação de crianças e jovens talentosos no Brasil. Trabalhou na UFMG, na UFLA, e, em 1993, fundou o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET, em Lavras, Minas Gerais, do qual é supervisora e orientadora. Participa do Conselho Mundial para Crianças Dotadas e Talentosas (EUA) e do Conselho Europeu para Capacidade Elevada – ECHA, e Presidente Honorária Permanente do Conselho Brasileiro para Superdotação. Desde 2006, tem sua biografia publicada no “Who is Who in the World”. É autora de 17 livros e publicações de maior porte, e perto de 100 artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior.

Quem fala da origem do CEDET é a própria Dra. Zenita. Diz ela que, depois de uma longa temporada vivendo no exterior, especialmente nos Estados Unidos da América e em Portugal, voltou ao Brasil por razões familiares. Passou a receber convites para fazer palestras e participar de encontros educacionais.

Em 1992, o Rotary Club Lavras Sul fez-lhe uma homenagem e a convidou para fazer uma palestra, nas comemorações dos 20 anos da criação da APAE, que teve a sua participação. Nessa palestra, Dra. Zenita falou também sobre o trabalho de Helena Antipoff e suas preocupações com as crianças e jovens talentosos, desassistidos e abandonados pelos sistemas educacionais. Os rotarianos acharam uma boa ideia tentar um trabalho com as crianças mais capazes, e ela começou a visualizar qual seria o melhor caminho a seguir.

Essa palestra representou o marco zero da criação do CEDET e seu resultado mais imediato foi o apoio do Rotary Club Lavras Sul para movimentar a comunidade, entidades e poder público para abraçarem essa causa.

Ela mesma comenta o assunto: “O primeiro plano geral foi uma campanha de sensibilização da comunidade e o início à primeira coleta de dados de observação nas escolas, pela qual foram sinalizadas perto de 300 crianças com potencial e talento diferenciados.

Em seguida, foi oferecido pela Secretária de Educação da época, professora Maria Olímpia, um curso de 40 horas conduzido por ela (Dra. Zenita), com o objetivo de recrutar e preparar a primeira equipe de facilitadores. Nesse mesmo ano de 1993, foi votada uma lei municipal criando o CEDET de Lavras, e em 1995 o CEDET foi integrado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Lavras – UFLA, período em que o professor Silas Costa Pereira, atual prefeito de Lavras, era o reitor”.

Hoje, o CEDET é conhecido internacionalmente. A trajetória que se iniciou em 1992, com apoio do Rotary Club Lavras Sul, quando então fora planejado como um centro comunitário, deu uma guinada no ano seguinte, em 4 de junho de 1993. Nessa data, o CEDET foi incorporado oficialmente à prefeitura de Lavras através de uma lei municipal. Já em 1998, o Centro era reconhecido como referência nacional pela Secretaria de Educação Especial do MEC.

Mesmo com esse reconhecimento, enfrentou também momentos difíceis, por motivos alheios às suas atividades educacionais. Em 2003, frente a dificuldades com o poder político, o CEDET foi abandonado pela prefeitura. A comunidade, entretanto, veio em seu encontro e o assumiu como responsabilidade civil e técnica da Associação de Pais e Amigos de Apoio ao Talento (ASPAT). Em 2005, foi devidamente revinculado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras.

Atende a mais de 500 alunos, oriundos das escolas públicas da rede municipal e estadual, como também das escolas privadas devidamente conveniadas. Atualmente são atendidas treze escolas municipais, oito estaduais e duas particulares, além de alunos vindos através de famílias.

Duas premissas estão presentes na origem do CEDET: uma metodologia para o trabalho educativo com crianças dotadas e talentosas e o espaço físico e social onde esse trabalho acontece. Como metodologia, o CEDET-Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento “desenvolve um programa para estudantes dotados e talentosos, integrado ao sistema escolar, visando diminuir a distância entre os resultados de estudos científicos e a prática diária no trabalho educacional.

A identificação caracteriza-se pela busca contínua e sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que “apareçam” ou sejam “encaminhados”. (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, Guenther, 2002; 2006, 2007). O referencial teórico é de cunho humanista, como tudo o que diz respeito às atividades educacionais promovidas por Helena Antipoff. Outros renomados autores e estudiosos, como Abe Maslow, Art Combs, Françoys Gagné, Freeman ..., deram também sua contribuição para a construção do projeto educativo. Focaliza, ao mesmo tempo, o potencial sinalizado, o talento e as áreas básicas à formação humanista: o desenvolvimento do “autoconceito”; o cultivo da sensibilidade e do respeito ao outro e a construção de um quadro bem amplo de visão de mundo, com riqueza de informações.

O CEDET está se espalhando por cidades do Brasil. Além de Lavras-MG, já está presente nas seguintes cidades: Poços de Caldas-MG, São José dos Campos-SP e São José do Rio Preto-SP.

Prof. José Amilar da Silveira. Diretor do Centro de Estudos Profª Zenita Guenther SCHOLA/EDUCAÇÃO Assessoria e Consultoria.
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