30 de agosto, de 2016 | 18:10
Quebrar tabu
A seleção brasileira entra em campo, amanhã, em busca de sua classificação para a Copa do Mundo da Rússia. E não será uma tarefa fácil, a começar pelo fator altitude de 2.850m em Quito, onde o Brasil não vence há 33 anos. O Equador é o vice-líder das eliminatórias, com 13 pontos ganhos, e vive um momento especial. Com pouco tempo para os treinamentos, o que não é nenhuma novidade em eliminatórias, Tite terá uma vantagem de contar com jogadores já em atividades, principalmente os da Europa que estão em início de temporada.O treinador deve implantar o esqueça que sempre adotou no Corinthians, um time com muita força no meio, marcação forte, e liberdade para os atacantes, sem fixar um jogador dentro da área, para exigir toques rápidos. Se tiver um pouco de paciência, também poderá tentar encaixar Neymar nesta esquematização tática. O desafio é aproveitar a capacidade do nosso melhor jogador na atualidade, mas evitar os surtos de estrelismo que acabam comprometendo a atuação individual e prejudicando o conjunto.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O Cruzeiro não teve dificuldades para vencer o Santa Cruz no Mineirão. Depois de várias rodadas na zona do rebaixamento, o time começa a respirar, e já está de olho em vagas nas competições sul-americanas.
Mano Menezes não fez muitas coisas que o coloquem como salvador da pátria, mas diferente de Paulo Bento, ele tem colocado em campo os melhores jogadores em cada posição, sem invencionices.
E ainda trouxe Manoel de volta à zaga, e já apostando em um meio-campo com quatro jogadores, mas dando liberdade para Rafael Sobis auxiliar o ataque. O time volta a jogar nesta quinta feira, pela Copa do Brasil, encarando o Botafogo fora de casa.
O Atlético no Rio Grande do Sul, enfrentando o Grêmio, trouxe um resultado importantíssimo. O Galo, embora totalmente dominado, foi um time lutador. Marcelo Oliveira optou por manter um meio-campo com quatro jogadores, para se contrapor à força do time gremista, e realmente acertou na escalação, mesmo deixando o artilheiro da equipe.
Mas Robinho, acionado no segundo tempo, deu nova movimentação ao setor ofensivo e ainda marcou o gol de empate do Atlético, que agora é o terceiro colocado, atrás de Palmeiras e Flamengo.
O Atlético volta a jogar no dia 7 de setembro contra o Vitória, no Independência, com a obrigação de vencer para continuar no G4, e devendo ter a volta de Rafael Carioca, ora servindo à seleção brasileira. O empate fora de casa, principalmente contra um concorrente direto na tabela, deve ser visto com uma estratégica para continuar próximo aos líderes.
LDI
A Liga de Desportos de Ipatinga vem fazendo um grande esforço e, mesmo sem convênio, tem mantido as suas competições da temporada. Felizmente, a entidade tem contado com a compreensão de seus colaboradores para dar continuidade à alegria de milhares de pessoas nos fins de semana.
É considerável o número de cidadãos que sobrevivem das atividades esportivas mantidas pela LDI. É preciso ter bom senso e conhecer a realidade do esporte da cidade, mesmo que ele não seja um diferencial em questões políticas, mas é um grande diferencial na manutenção da qualidade de vida de muitas pessoas.
LEMBRANÇAS
Nem Queijo foi um dos grandes jogadores do futebol amador de Ipatinga, com uma carreira muito curta. Infelizmente, Nem Queijo faleceu muito novo. Era um jogador de toque refinado, com muita categoria e que faz muita falta ao futebol amador.
Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]










