29 de agosto, de 2016 | 14:42

Aperam atravessa crise financeira brasileira com muita inovação

Ronaldo Soares

Nesta segunda feira (29) a Aperam South America concedeu entrevista coletiva na qual, seu presidente Frederico Ayres e assessores mais próximos apresentaram à imprensa regional um balanço de suas atividades relativas ao 1º semestre de 2016 e algumas projeções para o curto prazo.

Descreveu, com muita didática, o quadro econômico mundial, a realidade do mercado de aço e os desafios para manter a competitividade internacional, apesar das 500 milhões de toneladas de excesso de demanda. A flutuação positiva do dólar possibilitou que direcionassem suas vendas para o mercado externo, alterando a participação do volume de tudo que é produzido na usina de Timóteo de 15% em 2013 para 40% em 2016.

O mercado externo, como a Usiminas, se tornou saída para a baixa demanda do mercado interno nos últimos anos. É verdade que as margens são bem menores, mas os ganhos de não se demitir ninguém dos seus mais de 3.400 colaboradores já se justificam a menor geração de resultado.

Investimentos
Em meio a isso, investimentos nas linhas de produção aliadas a flexibilidade possibilitaram novos produtos que hoje representam 25% de Ebtida. Aços elétricos de grãos não orientados e aço duplex para aplicação em atividades de perfuração em águas profundas estão entre as inovações que permitiram investimentos, tais como a substituição do revestimento refratário de todo o alto forno assim como a modernização da laminação de tiras a quente.

A capacidade nominal de 700 mil toneladas foi alcançada, no ano passado, em 97%. 15 milhões foram investidos no Projeto HGO (aços silícios de grãos orientados) e 9 milhões no Revamping do LB1 (Laminador de bobinas).

Perspectivas
A pressão sobre o preço do aço deve se manter em 2017. Desde 2008, as perdas para a inflação têm se mostrado o maior desafio para a redução de custos e manutenção de margens. No entanto, a perspectiva de elevação do PIB para 1,2% (tirando o país de uma recessão de três anos) acena com a retomada de maiores vendas para o mercado interno, onde as margens se apresentam mais vantajosas.

Outro aspecto que se assemelha aos demais negócios da região é a melhoria da logística, esta intrinsicamente ligada à duplicação da BR-381, o que ainda é enxergada como uma possibilidade não descartada para os planos de escoamento da produção e geração de novos negócios.

Novas aplicações
O projeto de construção de betoneiras em aço inox se tornou realidade e encomendas da cadeia do cimento passaram a ser mais um nicho a ser explorado para o inox da Aperam. Outro nicho são dos vagões de trem em inox promovendo maior durabilidade ao usuário final.

Êta trem bão sô!
A partir da sexta-feira da semana passada (26), quem viajar no novo trem de passageiros da Ferrovia Vitória a Minas, único do Brasil que opera longas distâncias diariamente, vai ter à disposição internet wi-fi e conteúdo de entretenimento off-line gratuitos. Ao abrir o ambiente virtual, o usuário acessa um espaço personalizado e amigável, com filmes e shows de sua preferência, sem a necessidade de conexão, nem de instalação de softwares adicionais ou aplicativos.

Cada passageiro tem a liberdade de acessar o conteúdo que quiser direto do seu aparelho. Isso possibilita retroceder ou avançar uma mídia, sem interferir na programação dos demais. O servidor instalado tem compatibilidade com os principais sistemas operacionais como IOS, Android e Windows, encontrados em diferentes dispositivos como celulares, tablets e notebooks.

Caro leitor, é muito triste quando ficamos sabendo que muitos mineiros da capital não experimentaram a viagem de trem, mesmo antes dessas inovações, desse conforto dos novos vagões construídos na Romênia. Mais triste ficaremos agora se soubermos que após estas inovações, ainda sim, muita gente fará a opção por viajar de ônibus ou de veículo próprio. Pra se ter uma ideia, o percurso entre Ipatinga e Vitória dura algo em torno de 8 horas.

Durante este período, é possível trabalhar com o notebook, manter contato com clientes via whatssapp e, principalmente, relaxar por alguns instantes nas confortáveis poltronas, como se tivéssemos em nosso momento de descanso (horário de almoço).

Negócios Já!
Não perca toda segunda-feira, às 20h30min, na TV Cultura Vale do Aço o primeiro Talk-Show empresarial do Leste de Minas Gerais. Venha se inspirar com as histórias dos empreendedores de nossa região!
Uma produção da Company Assessoria Empresarial e TV Cultura Vale do Aço. Apoio: Net Vale – Soluções em Telecomunicações, Vibe Telecom/Vivo Empresas e CEMIPI – Clínica e escola de exames de Ultra-Som.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário