Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

26 de agosto, de 2016 | 16:12

Empate melancólico

Na estreia do Atlético na Copa do Brasil, diante da Ponte Preta, no Mineirão, o resultado foi péssimo. Marcelo Oliveira optou por escalar Carlos e deixar Maicosuel na reserva, uma decisão difícil de entender. Por que mudar a formação do time sem uma justificativa plausível?

E mesmo jogando mal, perdendo gols, uma de suas características, o atacante foi mantido em campo. Na volta para o segundo tempo, o treinador tirou Otero que, mesmo oscilando, era a arma do time para articular ações ofensivas. Maicosuel melhorou a produção no meio-campo, mas ainda assim o time esteve abaixo da média e só conseguiu um empate com o gol de Robinho, ultimamente ponto de equilíbrio e artilheiro da equipe.

Marcelo terá de mudar o modo de jogar na partida de volta em Campinas, onde o time da Ponte Preta tem atuado com muita eficiência. Para complicar, o departamento médico atleticano está lotado novamente.

BRASILEIRO
Depois de ter vencido o Figueirense em Florianópolis, o Cruzeiro retorna ao Mineirão para receber o Santa Cruz, que luta para sair da zona do rebaixamento. Trata-se de uma partida decisiva para as duas equipes. O time celeste melhorou com Mano Menezes, mas ainda precisa de acertos. Com a contusão de Fábio, o time perde no item liderança em campo. Mano tenta acertar a formação com dois atacantes, mas sem posição fixa. Por isso, Ábila sempre tem recuado para buscar jogo.

O time cruzeirense tem amplas condições para vencer o seu adversário que, mesmo na vice-lanterna, costuma surpreender. O desafio do Cruzeiro é atuar com tranquilidade para impor o ritmo e dominar as ações. Vencer é importante para o time se afastar da zona do perigo e começar a pensar em conquistar pelo menos uma vaga na Sul-Americana. Afinal, dificilmente, depois de pagar caro por apostas arriscadas, o clube terá condições de brigar por vaga na Libertadores no Campeonato Brasileiro.


DESFALQUES
O Atlético terá um desafio muito difícil no sul do país, contra o Grêmio, concorrente direto a uma vaga no G4 e também na busca do título nacional. Há muitos problemas para a comissão técnica do Galo resolver. Victor, Rafael Carioca e Marcos Rocha devem ser vetados e, com poucas opções, Marcelo Oliveira terá que montar uma estratégia para empatar fora de casa, o que será aceitável diante das circunstâncias.

O Atlético tem atuado com três jogadores no ataque. Fred volta à equipe, Robinho jogará mais pela esquerda, e Lucas Pratto, no meio-campo. Maicosuel deverá ser confirmado, principalmente pelo que apresentou diante da Ponte Preta. Caso Rafael Carioca não jogue, Júnior Urso seria o substituto imediata, mas o volante está em tratamento, e assim Lucas Cândido deve receber nova chance. Já o Grêmio, embalado pela vitória diante o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela Copa do Brasil, certamente terá ânimo redobrado para tirar proveito do mando de campo.

ESTÁDIO IPATINGÃO
Visitei na terça-feira o Ipatingão, para verificar a situação do gramado do estádio. E qual a minha surpresa. O ex-jogador Aloisio Basílio confirmou que está cuidando do gramado para que ele volte a ter condições normais de jogo. O trabalho não será fácil, e o campo terá que ser isolado, para que em três meses no mínimo comece a sua recuperação.

A notícia não é boa para o time de futebol feminino do Ipatinga, que não poderá usar o estádio na Copa do Brasil. Assim, o mais provável é que Tigre utilize o estádio do Canaã para a realização das suas partidas.

LEMBRANÇAS
Edelson Gonçalves de Souza foi um dos grandes goleiros da nossa região. Chegou a Ipatinga com 9 anos de idade, e por mais de três décadas atuou na posição. Apesar da baixa estatura, Edelson se destacou pela sua elasticidade e senso de posicionamento.

Ele iniciou sua carreira na Associação Esportiva e Recreativa Bom Jardim, que se tornou Ideal Futebol Clube. Depois, esteve na categoria de base da Usipa. Em 1973, retornou para o Ideal, atuou também pelo Tenenge, onde trabalhou. O goleiro defendeu ainda as camisas do Jabaquara; Botafogo de Inhapim; Novo Cruzeiro; Iguaçu; Oriente; Industrial; Atlântico e Panorama.

Contato com a coluna: [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário


Mais Lidas