26 de agosto, de 2016 | 14:04
O bom atendimento como diferencial em momento de crise!
Marilene Vitorino
[imgeme700]Você já percebeu que um sorriso largo abre portas? As pessoas se predispõem a ouvir uma pessoa que transmite entusiasmo.Mostrar prazer pelo que faz e gostar de interagir com pessoas é peça fundamental para encantar clientes, sejam os externos ou os internos, e isto inclui o seu superior. Torne-se um especialista em atendimento ao cliente, é uma excelente forma de um profissional se diferenciar nesse mercado desafiador, no qual é grande o índice de desemprego.
Faça seu cliente lembrar de você positivamente. Faça seu cliente feliz, isso mesmo feliz, pois um cliente feliz ele indica e retorna. Faça seu cliente sentir a importância que ele realmente tem para você e o seu negócio.
Fui surpreendida recentemente por uma super profissional. Entrei no ambiente de trabalho dela com outro interesse e ela despertou em mim desejo de comprar dois serviços, que era mais caro por sinal do que já haviam me oferecido e não aceitei.
Durante a execução dos mesmos foi me encantando ainda mais com o algo a mais e no final tentou me amarrar a outros serviços no intuito que seu maior desejo era cuidar de mim, pois sentia que eu estava precisando e isso foi pronunciado e acompanhado de um lindo presente artesanal feito por ela. Me fez sentir que eu era importante para ela e para seu negócio. Foi demaisssssss.
Em uma comparação entre profissionais, é provável que o que você faz seja igual ao que um monte de outras pessoas fazem - e isto pode torná-lo descartável” -, mas como você faz pode ser único e insubstituível. O que diferencia um profissional dos demais no mercado não é exatamente aquilo que ele faz e sim de que maneira ele faz. Lhe pergunto: de que maneira você vem fazendo seu serviço? Atender bem pode ser uma questão de decisão.
Quando você consegue criar uma forma diferenciada de fazer seu trabalho, com comprometimento, atenção e prazer, dificilmente sua empresa vai poder abrir mão de você. Pessoas assim trazem lucro, fidelidade, e nenhuma empresa pode abrir mão de colaboradores que tenham este perfil, principalmente em momentos de crise.
Algumas dicas práticas e objetivas:
- Seja competente naquilo que faz, estudando sempre (e cada vez mais) sobre as tarefas da sua função. Conheça a fundo seu produto e/ou seu serviço.
- Seja habilidoso em perceber e solucionar problemas, não fazendo apenas "a sua parte".
- Demonstre real preocupação com os resultados do seu trabalho e da empresa. Foque no resultado positivo.
- Tenha metas e trabalhe duro para alcançá-las e superá-las diariamente.
- Preocupe-se em se comunicar bem, seja na escrita ou na fala.
- Saboreie o prazer de sorrir e contagiar as pessoas com o seu sorriso.
- Tenha entusiasmo!
- Desenvolva suas habilidades de negociação.
- Exercite o hábito de tentar melhorar todos os processos.
Reconheça que tudo pode ser melhorado, mesmo aquilo que parece perfeito. Melhoria contínua.
Se você, leitor, age dessa forma, parabéns. Com certeza é respeitado por sua empresa ou será facilmente absorvido pelo mercado de trabalho, se decidir trocar de emprego. E diante de crises, você dificilmente será uma das opções de saída em caso de necessidade da empresa.
Mas se você ainda não percebeu a importância das dicas acima, ainda dá tempo, pois, como disse, isto pode ser uma simples questão de decisão. Decida agora!
Marilene Vitorino: Palestrante e Instrutora na área de Atendimento, Liderança, Motivação e Vendas. Contato: [email protected]
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