26 de agosto, de 2016 | 14:04

O bom atendimento como diferencial em momento de crise!

Marilene Vitorino

[imgeme700]Você já percebeu que um sorriso largo abre portas? As pessoas se predispõem a ouvir uma pessoa que transmite entusiasmo.

Mostrar prazer pelo que faz e gostar de interagir com pessoas é peça fundamental para encantar clientes, sejam os externos ou os internos, e isto inclui o seu superior. Torne-se um especialista em atendimento ao cliente, é uma excelente forma de um profissional se diferenciar nesse mercado desafiador, no qual é grande o índice de desemprego.

Faça seu cliente lembrar de você positivamente. Faça seu cliente feliz, isso mesmo feliz, pois um cliente feliz ele indica e retorna. Faça seu cliente sentir a importância que ele realmente tem para você e o seu negócio.

Fui surpreendida recentemente por uma super profissional. Entrei no ambiente de trabalho dela com outro interesse e ela despertou em mim desejo de comprar dois serviços, que era mais caro por sinal do que já haviam me oferecido e não aceitei.

Durante a execução dos mesmos foi me encantando ainda mais com o algo a mais e no final tentou me amarrar a outros serviços no intuito que seu maior desejo era cuidar de mim, pois sentia que eu estava precisando e isso foi pronunciado e acompanhado de um lindo presente artesanal feito por ela. Me fez sentir que eu era importante para ela e para seu negócio. Foi demaisssssss.

Em uma comparação entre profissionais, é provável que o que você faz seja igual ao que um monte de outras pessoas fazem - e isto pode torná-lo “descartável” -, mas como você faz pode ser único e insubstituível. O que diferencia um profissional dos demais no mercado não é exatamente aquilo que ele faz e sim de que maneira ele faz. Lhe pergunto: de que maneira você vem fazendo seu serviço? Atender bem pode ser uma questão de decisão.

Quando você consegue criar uma forma diferenciada de fazer seu trabalho, com comprometimento, atenção e prazer, dificilmente sua empresa vai poder abrir mão de você. Pessoas assim trazem lucro, fidelidade, e nenhuma empresa pode abrir mão de colaboradores que tenham este perfil, principalmente em momentos de crise.

Algumas dicas práticas e objetivas:

- Seja competente naquilo que faz, estudando sempre (e cada vez mais) sobre as tarefas da sua função. Conheça a fundo seu produto e/ou seu serviço.

- Seja habilidoso em perceber e solucionar problemas, não fazendo apenas "a sua parte".

- Demonstre real preocupação com os resultados do seu trabalho e da empresa. Foque no resultado positivo.

- Tenha metas e trabalhe duro para alcançá-las e superá-las diariamente.

- Preocupe-se em se comunicar bem, seja na escrita ou na fala.

- Saboreie o prazer de sorrir e contagiar as pessoas com o seu sorriso.

- Tenha entusiasmo!

- Desenvolva suas habilidades de negociação.

- Exercite o hábito de tentar melhorar todos os processos.

Reconheça que tudo pode ser melhorado, mesmo aquilo que parece perfeito. Melhoria contínua.
Se você, leitor, age dessa forma, parabéns. Com certeza é respeitado por sua empresa ou será facilmente absorvido pelo mercado de trabalho, se decidir trocar de emprego. E diante de crises, você dificilmente será uma das opções de saída em caso de necessidade da empresa.

Mas se você ainda não percebeu a importância das dicas acima, ainda dá tempo, pois, como disse, isto pode ser uma simples questão de decisão. Decida agora!

Marilene Vitorino: Palestrante e Instrutora na área de Atendimento, Liderança, Motivação e Vendas. Contato: [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário