24 de agosto, de 2016 | 17:30

Programa do TJMG reforça trabalho nas varas criminais de Ipatinga

A meta da iniciativa é dar vazão aos processos

Wôlmer Ezequiel
Fórum da Comarca de IpatingaFórum da Comarca de Ipatinga
DA REDAÇÃO - Um novo programa em andamento no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai contribuir para o aumento da produtividade nas comarcas do estado com maior número de demanda nas varas criminais. O Programa Julgar: Rede Ampliada de Justiça Criminal, anunciado pelo presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, será executado nas unidades judiciárias cujos números apontarem a necessidade de uma intervenção localizada. A meta da iniciativa é dar vazão aos processos utilizando a estrutura já existente na comarca, de forma a minimizar os custos com o deslocamento de equipes para a realização de mutirões.

A intensificação do trabalho vai ocorrer na área criminal. Além da racionalização das atividades nas comarcas, com a reorganização das tarefas dos servidores durante o período de atuação do programa, o reforço poderá ser feito por meio do trabalho solidário remoto (quando o apoio é dado de outra comarca, via sistema, sem a necessidade de o colaborador estar presente) e até com a designação de juízes cooperadores da região. As primeiras comarcas atendidas pelo programa, segundo assessoria do TJMG, são Ipatinga e Governador Valadares, onde as intervenções já começaram e acontecem, respectivamente, pelos próximos 60 e 90 dias.

Cronograma
Em setembro, o reforço chega a Juiz de Fora. Em dezembro, a comarca atendida será Contagem. Também estão no cronograma Montes Claros, Uberlândia e Belo Horizonte. “O programa vai funcionar de forma contínua. Faremos o acompanhamento bimestral dos números para identificar as regiões que precisam de reforço”, explica o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Thiago Colnago Cabral.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário