24 de agosto, de 2016 | 11:05

BLOCO DE MODA

Wagner Penna e as últimas novidades do mundo fashion

Márcio Rodrigues
O verão da Fleche d'Or em BarcelonaO verão da Fleche d'Or em Barcelona
JORNAIS
Um artigo no prestigiado site inglês Business of Fashion, mostrando o fortalecimento da moda nos veículos impressos de comunicação, deu o que falar nesta semana.

Como as afirmações saíram de um veículo postado na internet, o fato ganhou ainda mais força. Os dados divulgados mostram que os suplementos de moda cresceram em jornais como The New York Times, The Financial Times, Wall Street Journal, Le Figaro e outros do mesmo quilate nos últimos oito anos.

Em alguns deles, ganhou até vida própria circulando à parte. Na base disso tudo está a boa confiabilidade nos jornais impressos e uma certa cota de inteligência que fazer algo com qualidade exige. Uau!

HOLA
A latinidad baixou na moda mineira. É que, nas propostas do próximo verão, muitas marcas mergulharam na cultura dos países latinos. A saber: a Cajo buscou nos encantos do espetáculo ‘Joya de Cirque du Soleil’ a inspiração para criar as peças marcantes da temporada.

A Fleche D’or desembarcou em Barcelona para buscar simbologias que remetem às fortes tradições catalãs. A grife Cleo apostou no brilho das festas mexicanas - repleta de volumes, formas e cartela de cores viva.

Já a Frutacor foi ainda mais literal e trouxe à tona o tema ‘Latinidade’ para a temporada, com prints exclusivos de florais pincelados, listras assimétricas e referências étnicas. E viva la moda!

RIO / MINAS
Foi um sucesso o lançamento da coleção especial das marcas mineiras que se instalaram no shopping center Fashion Mall, no elegante bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, para aproveitar o fluxo de turistas vindos para as Olimpíadas.

Realizada com apoio do Sindivest-MG, Sebrae-MG e PCIR, a ação iniciou uma nova estratégia da moda mineira, visando diretamente o mercado consumidor. Para o presidente do Sindivest-MG, Luciano Araújo, essa nova abordagem contribui para levar nossa moda para muito além das fronteiras de Minas.

A coordenação do espaço (chamado Loja 16) foi da consultora Marta Machado (Allure) e curadoria da Terezinha Santos (TS Studio).

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VAIVÉM
* O evento Rio Moda Rio, que foi um sucesso em sua primeira edição, em junho, marcou nova data. Sua segunda edição acontece no finalzinho de novembro, entre os dias 24 e 27. E será no mesmo Cais do Porto, na praça Mauá. ***

* Um dos maiores sucessos no seminário ‘Minas Pensa Moda’, evento que a AMEM realizou em Beagá, foi a palestra que mostrou os lacres de segurança para roupas. Isso mesmo, com eles as peças são todas numeradas e monitoradas, confirmando a autenticidade da marca e evitando que o consumidor compre gato como lebre. ***

* O mundo das artes e da tevê lamenta a morte de Elke Maravilha. Russa de nascimento e mineira de coração, ela morou em Itabira, depois foi para Beagá e, em seguida, para o mundo. Seu último trabalho foi a campanha da moda em tricô de Lucas Magalhães. ***

PONTO FINAL - O prestígio que a França dá à moda, vai além do seu país. O criador e diretor da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, foi condecorado nesta semana como Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras do governo francês, justamente por apoiar a moda & cultura. Uma honraria merecida.
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