22 de agosto, de 2016 | 18:10

Usipense é premiada com a medalha de bronze em Pequim

Divulgação
Lucimar Moura iniciou a sua vitoriosa carreira na UsipaLucimar Moura iniciou a sua vitoriosa carreira na Usipa
DA REDAÇÃO - Lucimar Moura, atleta formada na Usipa e que ganhou o mundo por meio do esporte, foi reconhecida oficialmente esta semana pelo Comitê Olímpico Internacional – COI - como medalhista na prova do revezamento 4x100m, nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

A usipense fazia parte da equipe brasileira que conquistou a 4ª colocação com o tempo de 43seg14, apenas alguns milésimos de segundos da terceira colocada, a Nigéria. O título ficou com a Rússia, seguida pela Bélgica. Oito anos se passaram e, antes da Olimpíada do Rio, um escândalo balançou o mundo do esporte com a denúncia de que a Rússia teria um esquema para fraudar os exames de doping dos seus atletas durante as provas em Pequim.

Comprovada a fraude, vários atletas foram impedidos de competir no Rio. Além disto, casos como a vitória das russas na prova de Atletismo, o revezamento 4x100m, foi averiguada. Nesta, a atleta russa Yulia Chermoshanskaya foi flagrada por doping no programa de re-exames de amostras colhidas nos Jogos de Pequim-2008 e, automaticamente, toda a equipe foi desclassificada. Com a decisão, o ouro ficou com a Bélgica, prata com a Nigéria e o bronze vem direto para o Brasil.

Lucimar Moura, Rosemar Coelho, Thaissa Presti e Rosângela Santos são medalhistas olímpicas, e a Usipa comemora junto. “Não tenho palavras para descrever o que estou sentido, é muita emoção, é como se estivesse lá em Pequim, vivendo tudo de novo”, afirma Lucimar.

Lucimar Moura
A atleta começou a treinar na Usipa aos 14 anos, convidada pelo técnico Gaspar Teodoro, depois de ganhar uma prova nos Jogos Escolares da região. Para treinar no clube era preciso determinação e persistência, isto porque Lucimar morava em Timóteo e precisava cumprir as obrigações, como se sair bem nos estudos e treinar horas durante toda a semana.

Com seis meses de Usipa, a atleta conquistou sua primeira medalha de ouro, sendo classificada para o Campeonato Brasileiro, onde garantiu vaga para o Sul-Americano no Equador. Depois disso, não teve mais espaço em seu coração para outro esporte, se apaixonou pelo atletismo e se especializou nas provas de velocidade.

Depois dos 18 anos de idade, Lucimar foi competir pelo BMF/São Paulo e daí em diante ganhou o mundo, conquistou muitas medalhas e grandes títulos, como o Sul-Americano e Circuitos Internacionais. Lucimar também foi recordista brasileira e sul-americana por 12 anos nas provas dos 100m e 200m rasos. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário