Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de agosto, de 2016 | 11:21

Projeto Indaiá em Antônio Dias

Artesãos realizam oficina de criatividade e exposição aberta ao público

Divulgação
Com apoio dos alunos do curso de Administração do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, as artesãs do Projeto Indaiá realizam, neste sábado (20), a partir das 13h, no Centro de Educação Ambiental Popular, em Antônio Dias, a Oficina de Criatividade Solidária e Precificação.

A atividade prevê uma exposição à comunidade da produção de artesanato e toda a sua diversidade, além de uma oficina de pintura em palha que será ministrada pela presidente da Casa de Cultura, Maria Cloenes. O evento é gratuito e aberto ao público.

Divulgação
A oficina contará com a presença de cerca de 50 artesãs de Cocais das Estrelas, Porteira Grande, São José da Barrinha, Lavrinha, Indaiá, Hematita e da sede, onde fica a Associação dos Artesãos de Antônio Dias.

Este projeto é realizado por meio de parceria entre a Associação dos Artesãos de Antônio Dias, Instituto Cenibra e Unileste. Estão envolvidos os extensionistas e professores Betinna Almeida de Tassis, Anizaura Lidia Rodrigues de Souza e Leonardo Ramos Paes de Lima.

Divulgação
E também os alunos Arthur Vieira Tavares de França, Ian de Tassis, Marcones Soares Maria, Nayara da Rocha Oliveira, Patrícia Gisele Pereira Reis Silva, Pedro Henrique Barbosa de Souza e Valdilene Siqueira Andrade.

Betinna Tassis, uma das docentes responsáveis pela atividade, diz que ”o fomento ao empreendedorismo social, além de propor um negócio lucrativo, promove desenvolvimento para a sociedade e transfere poder aos atores para a inclusão social, geração de renda e associativismo como força motriz, pautando estratégias em valores sustentáveis”.

Divulgação
Projeto Indaiá
Realizada por meio da Extensão do Unileste, a iniciativa conta com o fomento do Instituto Cenibra, com o objetivo de despertar vocações e promover a geração de renda com a elaboração de produtos de palha do indaiá, que é colhida na área de plantio da Cenibra, na comunidade de Cocais das Estrelas, em Antônio Dias.

A cultura de tecer com a palha do indaiá é cultivada há cerca de 300 anos neste território, e as ações possibilitam a valorização do legado para que não se perca essa tradição.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ian de Tassis

21 de agosto, 2016 | 12:50

“Uma ressalva, o Projeto é fomentado pelos alunos de vários cursos do Unileste-MG , dentre eles Arquitetura&Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Mecânica e Psicologia. Atenciosamente, obrigado.”

Envie seu Comentário