
18 de agosto, de 2016 | 11:05
BLOCO DE MODA
Wagner Penna e as última novidades do mundo fashion e da moda
LOJA 16O clima esportivo da Rio 16 recebe as marcas mineiras Rita Cassini, Llas, Jardin, Engenharia Modern, Adô, Panoletos, Rogério Vasconcellus, Mollet, Unity 7 e La Vie, instalados no Fashion Mall até o próximo dia 28 com o projeto Loja 16.
A iniciativa é do Sindivest-MG + Sebrae, com o apoio do PCIR. Segundo o presidente do Sindivest-MG, Luciano Araújo, este é um esforço para levar nossa moda para além das fronteiras de Minas. A coordenação é de Marta Machado (Allure) e curadoria do TS Studio.
AMEM
O seminário Pensando a Moda, que a Associação Mineira das Empresas de Moda (AMEM) promoveu na Universidade Belo Horizonte (UniBH), em seu campus de Beagá, levou até lá figuras importantes do setor e até o secretário da Cultura de Minas, Ângelo Oswaldo Araújo.
E ele mostrou que entende a importância cultural da moda, lembrando o encontro que manteve com a turma fashion, semana passada. Além dele, estavam lá a jornalista Cristina Franco (como mediadora) e empresários de peso, tais como Luiz Morais (do grupo Nohda), os estilistas Lucas Magalhães e Beth Fillipeck (da Rede Globo) + Rogério Lima (bolsas).
Resumindo, dá pra dizer que a receita da turma é inovar, ousar, planejar e ouvir sempre o consumidor final. Essa foi a segunda edição do evento, coordenado pela atuante Wanessa Cabidelli.
BH-À-PORTER
Com as vendas fracas de verão na pronta moda mineira, durante julho e agosto, os showrooms de Beagá estão apostando na temporada do BH-À-PORTER, que vai acontecer em setembro.
Segundo a presidente da Coopermoda, Nalva dos Santos, que promove o movimento, a expectativa é que o número de compradores seja até 50% maior do que na edição do inverno, quando 120 grandes lojistas desembarcaram na Capital e, claro, o faturamento também cresça.
O início oficial é no dia 5 e vai até o dia 13. O detalhe é que muitas confecções renovam suas coleções especialmente para esse evento.
RODEIO
Todo mundo estranhou a Cavalera fazer desfile show com sertanejos para lançar seu verão. Na verdade, a grife paulistana apenas entrou na onda do regionalismo que toma conta da moda mundial, com cada um valorizando aquilo que está por perto.
E nada mais regional do que a nossa música caipira, embora travestida de urbanidade. Além de moda & modismo, o assunto diz sobre business, pois é um mercado bilionário.
Poucos sabem, mas até Coco Chanel teve que enfrentar chicotes, chapelões e franjas em rodeio, nos anos 1950, na poeira do Texas, pois lá estava o dinheiro do gado + petróleo para comprar suas roupas. Precisa de mais?
VAIVÉM
* O grupo Nohda (que reúne as marcas Patrícia Bonaldi, PatBO, Lucas Magalhães e Apartamento 03) fez seu primeiro espaço conjunto em Beagá. Como deu certo, vai repetir a experiência em outras capitais e cidades maiores. ***
* Um dos mais criativos estilistas mineiros, Ronaldo Silvestre continua fazendo bonito. Além de destaque na ultima edição do Dragão Fashion, em Fortaleza, levará de novo a sua boa moda para a próxima Minas Trend, de 4 a 7 de outubro, no Expominas/BH. ***
* A crise anda feia lá fora: a Macys anunciou o fechamento de 100 lojas. O que significa 14% dos seus endereços nos Estados Unidos. ***
* O fast-fashion mineiro vai se expandindo. Depois de ampla modernização, a Babita instalou a sua primeira loja no Espírito Santo, na cidade de Colatina. ***
PONTO FINAL - Depois da invasão dos food-trucks país afora, era algo inevitável que a mania esticasse para os fashion-trucks.
Pois o fenômeno chegou às ruas das principais cidades do país, com as carretinhas + cabines servindo de lojas ambulantes e azucrinando a vida dos comerciantes das redondezas onde se instalam. Quando o movimento cai, eles podem se deslocar. O lojista, não.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]