18 de agosto, de 2016 | 08:06

Usar celular ao dirigir será infração gravíssima a partir de novembro

A gravidade da infração deixa de ser média e a multa sobe para R$ 293,47

Gravidade da infrações sobe de média para gravíssimaGravidade da infrações sobe de média para gravíssima
Os motoristas e motociclistas que têm o hábito de conduzir veículos e usar o telefone, seja para falar ou teclar, terão um "incentivo" extra para mudar essa conduta, que já é vetada.

“Qualquer distração ao volante pode provocar um acidente, e os motivos para desviar a atenção são muitos, mas atualmente o campeão é o celular”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal do Trânsito.

Celso cita estudos segundo os quais o ato de dirigir e falar ao celular pode aumentar em quatro vezes o risco de acidente. Entretanto, muito pior é dirigir e digitar no celular, nesse caso, o risco de acidente aumenta 23 vezes.

Quem faz uma simples chamada fica quase seis vezes mais exposto a se envolver em acidente, aponta um estudo do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. O motivo é que se o condutor desviar a atenção e o olhar apenas para ver quem está chamando, ele perde em média 4 segundos de atenção, o que a 60km/h pode significar percorrer aproximadamente 65 metros sem ficar atento ao trânsito.

E o risco de acidente devido ao uso do celular não está restrito ao ato de dirigir. Pedestres já causaram acidentes ou foram atropelados enquanto digitavam ou falavam ao aparelho ao atravessar vias de circulação de veículos.

Penalidade

Atualmente a infração por dirigir e usar telefone celular é considerada de gravidade média, mas isso vai mudar. A partir de novembro, usar o celular ao volante passará a ser considerada infração gravíssima. Com os valores atualizados, a multa será de R$ 293,47.

“Não são só os olhos que são desviados do trânsito, o pensamento, o foco, a atenção e a concentração são desviadas junto, quando o condutor responde uma mensagem, navega na internet, faz ou recebe uma ligação”, conclui Celso Alves.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Alberto de Oliveira

28 de novembro, 2016 | 12:25

“Esta lei é um pouco estranha, realmente digitar mensagens ao celular enquanto dirigi ou falar deve ser punida incluindo também os membros do CET que já vi usando o smartphone ao invés de olhar e ajudar no trânsito, outro dia estava dirigindo e teclei o GPS que está afixado junto ao painel, parado no semáforo, uma CET me repreendeu dizendo que era proibido. Ora os veículos deverão vir sem rádio ou acendedor de cigarro haja vista que sempre estaremos usando o dedo indicador para mexer nestes objetos???”

Sebastião

18 de agosto, 2016 | 09:31

“Urge que é importante, punir quem pratica erro, burlando leis.
Porém, como todos são iguais, (no papel) pergunto:
De quanto serão as multas, por ruas e estradas esburacadas?”

Envie seu Comentário