17 de agosto, de 2016 | 14:35

Como obter resultados extraordinários com pessoas comuns

Roberto Guedes

Nos últimos anos as empresas começaram a se preocupar mais com seu capital humano, com as pessoas que nelas trabalham, e um dos pontos mais marcantes dessas empresas é que seus valores são compartilhados por todos e os resultados são bem melhores.

É “simples” entender os valores de uma empresa, fique de olho no que é recompensado de fato, veja quem é promovido e quais são os critérios que os gestores valorizam e dedicam seu tempo.

A maioria de nós precisa acreditar que nosso trabalho faz a diferença para os outros e é valioso. Ninguém pode sentir-se motivado se não acreditar na utilidade do que faz, se não obtém o respeito por quem se é. Cada membro da equipe deve sentir que é útil e que faz a diferença, ao perceber a sua importância, tende a aumentar o seu grau de comprometimento, a inovar e ter total atenção e foco nos resultados da empresa.

As empresas centradas nas pessoas selecionam as pessoas para fazer parte de sua equipe levando-se em conta a congruência com seus valores e princípios, avaliam a disposição dessas pessoas para aprender e experimentar coisas novas, e investem continuamente nelas, com treinamentos orientados à promoção da cultura.

Na maioria das empresas os dados são sigilosos, mas para as empresas centradas nas pessoas, as pessoas são dignas de confiança e as informações são compartilhadas, elas apoiam na sugestão de melhorias e novas práticas. As pessoas comuns possuem habilidades e competências, quando destacadas e bem direcionadas, colaboram para um resultado extraordinário em uma equipe, em uma empresa.

O líder possui um papel fundamental nessa missão que é introduzir cada pessoa à cultura da empresa, sua missão e seus valores, ele deve aproveitar todas as oportunidades possíveis e imagináveis para lembrar o que a empresa prega. Outro papel do líder é dedicar um tempo para conhecer um pouco melhor cada pessoa da sua equipe, demonstrar interesse pela expectativa, sonhos e ambições de cada um.

Os pontos principais não são só selecionar boas pessoas, treiná-las e ter um bom líder, é também necessário organizar a empresa de modo que elas sejam motivadas e possam colocar suas ideias em prática. Ao que tudo indica, o compromisso e a motivação decorrem do envolvimento e tratamento indispensável às pessoas, conferir o direito a opinar e decidir em seu próprio trabalho é essencial para o desenvolvimento das pessoas.

Seus resultados são seus frutos. Seus resultados são tudo aquilo que você está colhendo hoje. Porque um dia você plantou. E se plantou, colheu ou colherá. Simples, não?

Roberto Guedes, consultor empresarial, psicólogo, palestrante e empresário, fundador da Inov9 Soluções Criativas: Consultoria Empresarial. Especializado em Formação de Líderes e Trabalho em Equipe com estágio internacional.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário