16 de agosto, de 2016 | 16:00

Palma forrageira é fonte de água e energia para o rebanho

Divulgação/ ACS Epamig
A palma é um recurso importante para animais e criadoresA palma é um recurso importante para animais e criadores
Produtores rurais do Norte de Minas Gerais investem no cultivo da palma forrageira como opção para complementar a alimentação do rebanho leiteiro, principalmente em tempos de seca. Sem depender diretamente da chuva, a planta serve de alimento para bois, cabras e ovelhas e ajuda na hidratação dos animais, já que é constituída por até 90% de água.
Para ampliar a oferta da palma na região, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), fornecem mudas da planta e capacita o cultivo junto aos produtores.

A pesquisadora e chefe-geral da Epamig Norte, Polyanna Oliveira, explica que o projeto de distribuição da palma passou recebe recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “Vamos capacitar os extensionistas da Emater para repassarem conhecimento técnico às unidades demonstrativas que plantarem a palma, e vamos também instalar unidades demonstrativas”, explica.

Divulgação/ ACS Epamig
Na unidade da Epamig em Nova Porteirinha são pesquisadas duas variedades da palma forrageira, a palma gigante e a miúda ou doce. “Elas são diferentes em desenvolvimento, tamanho da raquete e nutrientes. Queremos descobrir qual a melhor opção para a região”, conta Polyanna.

Apesar de oferecer muita água e ser fonte de energia para o animal – pode substituir em até 70% a energia fornecida pelo milho – a palma tem baixo teor de fibra, proteína e matéria seca, e não deve ser usada como única fonte de alimento para os bovinos, mas como complementação da dieta.

“A palma pode entrar em até 50% da matéria seca da alimentação dos animais, combinada com outro volumoso como silagem de sorgo, milho, ou cana”, recomenda o técnico da Epamig no Campo Experimental de Acauã, no Vale do Jequitinhonha, Jair Mendes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ruliana Rodrigues

31 de agosto, 2018 | 11:07

“gostaria de compra muda de palma forrageira
sou de divino mg
gostaria de sabe onde encontro em minas gerais essa palma forrageira”

Envie seu Comentário