16 de agosto, de 2016 | 15:56

Corredores Biodiversos

ACS Cenibra
O lobo-guará é um canídeo endêmico da América do SulO lobo-guará é um canídeo endêmico da América do Sul
Os Corredores Ecológicos são áreas que possuem ecossistemas florestais biologicamente prioritários e viáveis para conservação da biodiversidade. Neste sentido, a prática do manejo florestal é essencial para conservar a biodiversidade de uma região.

A Cenibra constata no dia a dia que, além da proteção às matas nativas em suas áreas de influência, diversas espécies de aves e mamíferos são observados nas plantações de eucalipto, atestando que estas áreas de produção também são importantes territórios utilizados pela fauna, pois ampliam seu ambiente de vivência de forma harmônica.

É comum ver o mutum-do-sudeste, tamanduá-mirim, macacos e outras espécies utilizando os talhões de eucalipto para se deslocarem entre os fragmentos de matas nativas preservadas pela empresa.

O empregado Sílvio Evangelista, Monitor Florestal do Departamento de Colheita, registrou recentemente um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) no projeto de plantio de eucalipto Dutatu, na região de Cocais. O vídeo foi divulgado no site da Cenibra e na página da empresa no Facebook.

A qualidade ambiental das propriedades da Cenibra associada à diversidade de biótipos, quer sejam florestais, campestres ou ambientes aquáticos, oferecem importantes recursos alimentares para a fauna. A presença de locais disponíveis para abrigo, nidificação, reprodução e dessedentação contribui para a riqueza da fauna evidenciada nas áreas da empresa.

O lobo-guará é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul. De hábito solitário, é adaptado aos ambientes abertos das savanas sul-americanas, sendo um animal crepuscular e onívoro, com importante papel na dispersão de sementes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário