16 de agosto, de 2016 | 15:40

Praças de Ipatinga ganham “novo colorido”

Intervenções de paisagismo e revitalização mudam a cara de áreas públicas localizadas em bairros da cidade

ACS Infrater/PMI
Durante o período de seca a manutenção nas praças é intensificadaDurante o período de seca a manutenção nas praças é intensificada
Considerado município modelo em urbanização e preservação ambiental, com quase 350m2 de áreas verdes por habitante, Ipatinga voltou a investir em melhorias e revitalização de praças públicas nos últimos anos. Além de valorizar as características de paisagismo e jardinagem nos bairros, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e conscientizar a comunidade para contribuir na manutenção de uma cidade limpa.

Executada pela Prefeitura em parceria com a Infrater Engenharia, a iniciativa é comemorada por moradores que se interessam por zelar pelas áreas públicas no entorno de suas residências. As ações de revitalização integram limpeza urbana e plantio de mudas ornamentais, gramas e árvores nativas de pequeno e médio porte, em terrenos públicos antes degradados e que eram utilizados irregularmente como depósitos de lixo e entulhos.

Além disso, muitas vezes essas áreas se tornavam foco de doenças como a dengue, chikungunya e zika, ou atraindo usuários de drogas, colocando em risco a saúde pública e segurança da comunidade.

Só nos últimos 12 meses o programa da Prefeitura contemplou mais de 10 áreas públicas e 16 das 110 praças catalogadas nos bairros da cidade. Antes de receberem os projetos de jardinagem, alguns espaços receberam serviços de alvenaria e carpintaria, pintura, reforma de quadras, bancos, mesas e calçadas, instalações de rampas de acessibilidade e melhoria em parquinhos e quiosques.

Até agora os serviços foram feitos em praças nos bairros Novo Cruzeiro, Horto, Bom Jardim, Bom Retiro, Jardim Panorama, Vila Ipanema, Recanto e Ferroviários. Além disso, nos locais onde ainda não foram implementados os novos projetos, estão sendo intensificadas as ações de manutenção e recuperação de áreas danificadas, principalmente por conta do período de seca prolongada neste final de inverno.

PARTICIPAÇÃO
As equipes itinerantes percorrem praças, parques e jardins de Ipatinga e realizam serviços de limpeza, poda de árvores e gramados e manutenção. Durante o ano, todos os espaços públicos são visitados e os funcionários da PMI fazem diagnósticos sobre a situação de conservação.

Onde for necessário, são feitas intervenções para garantir o restabelecimento dos equipamentos públicos e recomposição de paisagismo e jardinagem. Nos últimos seis meses foram plantados 400m2 de grama e mais de 1.200 mudas ornamentais. Antes de irem para as áreas públicas, as plantas são cuidadas no Viveiro Municipal, que funciona em terreno próximo ao Parque Ipanema.

Ao mesmo tempo, os moradores são chamados a dar a sua contribuição em relação à preservação desses locais. De acordo com a legislação municipal de limpeza urbana, a manutenção e conservação de ruas, lotes vagos e áreas públicas são de responsabilidade do poder público e de cada cidadão ipatinguense, em benefício de toda a comunidade.

////

ACS Infrater/PMI
Marli Rodrigues, do Ferroviários, elogia as melhorias realizadasMarli Rodrigues, do Ferroviários, elogia as melhorias realizadas
Jardins muito bem cuidados no lugar de espaços degradados

Os jardins bem cuidados, com árvores e plantas ornamentais preservadas, nem de longe lembram o cenário recente de depredação e abandono relatado pelos moradores do bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga. Após passar por obras de reforma, a Praça Jonas Marques, entre as Ruas São Lucas e São Rafael, ganhou cara nova com a recente conclusão do projeto de paisagismo.

“Virou um cartão postal, ficou muito bonito. As pessoas até gostam de tirar fotos aqui”, diz a estudante Andressa Soares de Lima, de 26 anos, moradora do bairro Novo Cruzeiro.

Para garantir a preservação da área, os moradores se organizaram e estão ajudando o poder público a manter o espaço limpo. Os serviços em regime de mutirão incluem varrição de calçadas e irrigação de plantas. “Estamos dispostos a cuidar da praça e evitar que seja novamente danificada.

Com as intervenções feitas pela Prefeitura, a comunidade ganhou uma área boa de recreação para as crianças e ponto de encontro para os adultos”, garante a dona de casa Lúcia Rodrigues Ribeiro, de 51 anos.

No Ferroviários, a dona de casa Marli Rodrigues, de 45 anos, cumpre o mesmo ritual todos os dias, perto da Rua Rio Amazonas. Além de ajudar na limpeza do lugar, ela faz questão de irrigar as plantas para manter o jardim da praça do bairro bem cuidado.

“O projeto paisagístico criou harmonia entre as casas e a própria praça. Agora, um lugar que estava praticamente abandonado virou o principal ponto de encontro dos moradores, e, além disso, fica florido o ano inteiro”, elogiou a moradora.

////

ACS Infrater/PMI
Projeto paisagístico revela belezas das praças do bairro Novo CruzeiroProjeto paisagístico revela belezas das praças do bairro Novo Cruzeiro
Estudo inédito vai mapear qualidade das áreas verdes

Um estudo detalhado sobre as condições das 110 praças de Ipatinga começou a ser elaborado no início do mês por técnicos da Infrater. No documento serão computadas informações que irão auxiliar a Prefeitura na elaboração de programas específicos de manutenção e recuperação ambiental em áreas públicas. A previsão é que o levantamento fique pronto até o fim do ano.

No questionário serão listados itens técnicos, como a quantidade de árvores plantadas nas praças, a idade dessas plantas e as condições gerais dos jardins. Com o diagnóstico, será possível também identificar em cada espaço público comunitário as espécies atacadas por pragas ou que precisem de poda e replantios.

A iniciativa, inédita, já ganhou a aprovação de moradores de Ipatinga. Para a dona de casa Rosimar Freitas, de 42 anos, o mapeamento das praças vai garantir a preservação de mais espaços verdes em todos os bairros.

“Ipatinga já é uma cidade muito bonita, ninguém discute. As plantas de diversas espécies formam um cenário colorido, rico e único em diversidade ecológica, o que só faz bem para quem mora e vive nessa cidade”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário