16 de agosto, de 2016 | 15:37

Queimadas em tempo seco

Cemig alerta sobre os cuidados a serem tomados nesta época do ano

ACS Cemig
Eletricista da Cemig apaga incêndio na Linha de Distribuição Guanhães–Conceição do Mato DentroEletricista da Cemig apaga incêndio na Linha de Distribuição Guanhães–Conceição do Mato Dentro
A partir de julho, a umidade relativa do ar em Minas Gerais fica muito baixa, facilitando o ocorrência de queimadas que podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica para os consumidores da Cemig. Informações da empresa dão conta que, em 2015, houve 643 desligamentos em virtude de incêndios, que afetaram mais de 396 mil consumidores no Estado, com destaque para as regiões Leste e Norte de Minas.

Só nos primeiros seis meses deste ano, foram 86 interrupções que prejudicaram o fornecimento de energia para aproximadamente 16 mil clientes da companhia. Na região Leste foram 13 interrupções, afetando mais de 2 mil clientes.

Para minimizar os danos causados pelas queimadas e já se antecipando ao período seco, a Cemig realiza anualmente ações preventivas, investindo cerca de R$ 4 milhões em ações de limpeza de faixa, com a poda de árvores e vegetações, execução de aceiro ao pé das torres e aplicação de pintura anti-chama nos postes de madeira em locais de risco.

ACS Cemig
A queimada de pastos é uma das principais causas de incêndiosA queimada de pastos é uma das principais causas de incêndios
DICAS PARA EVITAR QUEIMADAS
As principais causas de incêndios florestais em Minas são a queima de pastos e terrenos para plantio, especialmente em períodos de altas temperaturas e baixa umidade do ar, além da queima de lixo e de tocos de cigarros jogados em beiras de estradas, atingindo a vegetação seca, e as descargas atmosféricas. A Cemig recomenda:

- Fazer queimadas só com autorização do IEF (0800 283 2323), Ibama ou órgãos competentes e de forma controlada, com a construção de aceiros e barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito por meio de valas ou da limpeza do terreno, para obstruir a passagem do fogo.

- Não jogar pontas de cigarro próximo a qualquer tipo de vegetação.

- Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata;

- Não realizar queimadas a menos de 15 metros de rodovias, de ferrovias e do limite das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

A Cemig lembra, ainda, que é proibido o uso de fogo em áreas de reservas ecológicas, preservação permanente e parques florestais. De acordo com a legislação, o indivíduo que cometer o crime ambiental terá que responder a processo, com possibilidade de prisão, e deverá pagar multa pelo dano ambiental causado.

Em caso de incêndios, o Corpo de Bombeiros (193) ou as Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndios Florestais devem ser avisados o mais depressa possível.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário