13 de agosto, de 2016 | 15:28
Morre Paulo Penido, conselheiro da Usiminas
Executivo que atuava no conselho de administração da siderúrgica, morre aos 59 anos
O executivo Paulo Penido Pinto Marques, de 59 anos, ex-diretor financeiro da Usiminas e que desde março de 2012 é membro do conselho de administração da siderúrgica, morreu na madrugada deste sábado, após sofrer um infarto em sua casa. Penido era graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Oriundo do mercado financeiro, o executivo entrou nos quadros da empresa em 2000 como vice-presidente de Finanças, Relações com Investidores e Tecnologia da Informação. Deixou a empresa em 2009 e retornou em 2012 como membro do conselho administrativo, como representante da acionista controladora Nippon Steel & Sumitomo.
Indicado pela Nippon Steel, Paulo Penido foi eleito presidente do conselho da siderúrgica, em consenso com os demais acionistas. Comandou o cargo até abril do ano passado e, desde então, permaneceu como conselheiro, tendo sido reeleito para mais um mandato na última eleição, em abril deste ano.
Após a saída temporária da Usiminas, em 2009, o executivo, natural de Belo Horizonte, foi convidado por Benjamin Steinbruch, maior acionista e presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), para assumir a diretoria de Finanças, Relações com Investidores e Administrativo. Como diretor da CSN, presidiu os conselhos das controladas Transnordestina Logística e Itá Energética e conselheiro MRS Logística S.A.
Em 2011, Marques recebeu convite de Frederico Curado, então presidente da Embraer, para o cargo de vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da fabricante de aviões. Ficou entre julho daquele ano e abril de 2012, quando foi presidir o conselho da Usiminas.
Na sua carreira, antes da Usiminas, passou pelos bancos JP Morgan (Morgan Guaranty Trust of New York) e Bank Boston, em posições de diretoria de importantes áreas dessas duas instituições.
O corpo do executivo, que deixa esposa e quatro filhos, será velado a partir de amanhã cedo em Belo Horizonte. O enterro será no Cemitério das Colinas na segunda-feira. (Com informações do Valor Econômico)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ernesto Tzirulnik
21 de junho, 2023 | 18:53Foi um grande profissional, educado, humano, honesto.”
Elmiton
17 de agosto, 2016 | 15:09Grande homem integro,honesto e muito fiel!
Que Deus possa recebê-lo com grande festa!
Att,
Tom”