12 de agosto, de 2016 | 13:17

Farroupilha abre inscrições

Grupo de Teatro oferece curso de teatro e Dia da Escola no Farroupilha

Nilmar Lage/Cilindro Ocular/ACS GTF
A atriz Claudiane Dias, no monólogo “O fi duma mãe”A atriz Claudiane Dias, no monólogo “O fi duma mãe”
Após participar com o espetáculo infantil “Borbolhinhas Barulhentas” da programação do 2º Festival de Inverno de Mesquita, no domingo (7), o Grupo de Teatro Farroupilha abre a portas de sua casa para receber pessoas interessadas em aulas de teatro, de agosto a outubro de 2016.

E também abre espaço para ações do Dia da escola no Farroupilha, que vão acontecer nas quintas-feiras de setembro, no Teatro Circu-Lar Farroupilha. As inscrições podem ser feitas via email [email protected] ou pelo telefone 98530-0284.

Estas ações são parte do projeto Grupo Farroupilha – manutenção e agenda, desenvolvidas com o patrocínio da Usiminas (Lei Estadual de Inventivo à Cultura) e apoio do Instituto Cultural Usiminas e da Vandaime.

O Curso Livre de Teatro é destinado aos jovens a partir de 16 anos ou aos adultos que desejem qualificar-se na área teatral e queiram se tornar atores ou atrizes, ou mesmo que apenas tenham interesse por atividades lúdicas e jogos dramáticos da arte como formadora.

A atividade também é indicada para quem deseja perder a timidez, conhecer gente, se relacionar de forma coletiva e colaborativa, trocar ideias sobre a vida e refletir sobre o mundo em que vivemos.

O curso acontecerá de 22 de agosto a 2 de outubro, sempre às segundas e quartas-feiras, no horário de 19h às 21h30. O investimento mensal por aluno é de cinquenta reais.

Já o projeto O Dia de Escola no Farroupilha propõe acionar o trânsito inverso na sua realização. No início de suas atividades o Farroupilha ocupava os pátios e quadras das escolas, e agora são as escolas que ocupam a sede do grupo.

Na 5ª edição, o projeto receberá - pela primeira vez - jovens e adultos de ambos os sexos das escolas públicas da região para um encontro com duas horas de duração, permeado por atividades artísticas, incluindo dinâmicas de teatro e circo e uma apresentação do espetáculo “O fi duma mãe”.

“O fi duma mãe” é o mais novo espetáculo do Farroupilha, um solo da atriz Claudiane Dias dirigido por Didi Peres, e leva aos palcos uma história de autodescoberta. A peça é livremente inspirada em “A belíssima fábula de Xuá-Xuá, a fêmea pré-humana que descobriu o teatro”, contada por Augusto Boal em seu livro Jogo para atores e não atores.

Assim como na fábula chinesa, a encenação de “O fi duma mãe” conta a história de uma mulher que, ao perder um filho, encontrou a si mesma e descobriu o teatro, descobrindo-se e transformando-se.

As apresentações acontecerão dias 1, 15, 22 e 29 de setembro, sempre às quintas-feiras, de 19h30 às 21h30 , com entrada franca para as escolas públicas da região. As escolas interessadas em participar devem fazer inscrição exclusivamente através do email [email protected], e para somente um dos dias.

Sobre o Farroupilha - Desde 2007, o grupo ocupa o Teatro Circu-Lar Farroupilha, mantido através do patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, de outros programas de fomento, de recursos próprios e de parcerias, com acontece hoje com o Coletivo Madame Chita.

Mesmo em tempos de crise, o grupo conta com patrocínios e parcerias de longa data, o que revela seu comprometimento com um trabalho sério e de valor artístico-cultural, com desdobramentos nas áreas educacional, econômica, social e de lazer.

Em 21 anos de atividade, o Farroupilha destacou-se pelo oferecimento de espetáculos adultos e infantis, prestação de serviços artísticos a empresas e atividades de formação artística, contribuindo na formação de muitos artistas e grupos que atuam.

Desde a fundação o Farroupilha busca uma linguagem interdisciplinar, mesclando estilos, ocupando palcos ruas, escolas e outros espaços alternativos. O grupo tem no currículo 20 espetáculos produzidos, um CD com a trilha sonora original da peça Estórias de Bichos e a publicação da revista Clown para todos, com relatos sobre a difícil arte de ser palhaço.

O grupo circula com seus trabalhos por várias cidades de Minas e outros estados. Seus espetáculos já receberam prêmios em festivais nacionais e estaduais. Em 2012 teve um projeto selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura e, em 2013, teve o espetáculo O arquivo vivo selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

E assim se tornou o primeiro grupo artístico do Vale do Aço e receber apoio da Petrobras, uma das maiores patrocinadoras de arte e cultura do país. Há 15 anos o Farroupilha tem a Usiminas como principal patrocinadora de seu trabalho, através da lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Grupo Farroupilha nas redes sociais:
facebook.com/teatrofarroupilha
Twitter.com/Gfarroupilha
www.grupofarroupilha.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário