Expo Usipa 2024 02 - 728x90

11 de agosto, de 2016 | 09:15

Interferências Cênicas é retomado

Projeto de formação teatral criada por Ricardinho Maia está de volta

Divulgação
A Paixão de Cristo do Interferências foi visto em várias cidadesA Paixão de Cristo do Interferências foi visto em várias cidades
O projeto Interferências Cênicas, idealizado e conduzido por Ricardo Maia Xavier durante seis anos, está de volta. Com autorização da família, do Ministério da Cultura e da Cenibra, patrocinadora do projeto, o ator, diretor e professor de história Roberto Yokel do Nascimento assume a coordenação do projeto.

Ricardinho, como era conhecido no meio cultural do Vale do Aço, nos deixou em junho de 2015, quando iniciava as atividades de mais uma etapa do “Interferências Cênicas”, projeto continuado de formação de artistas na região do Médio Rio Doce e Vale do Aço, voltado em especial para crianças e adolescentes.

Além de formação e aprimoramento técnico, o projeto promoveu uma vivência e compartilhamento da experiência estética. Dentre as atividades realizadas incluem-se a montagem de espetáculos com os alunos, em especial a encenação da “Paixão de Cristo”, apresentado em Açucena, Cachoeira Escura e outras localidades.

Roberto Yokel assume a coordenação do projeto com a responsabilidade de continuar o processo iniciado por Ricardo Maia. Ele quer seguir à risca a proposta de realizar cursos, minicursos e apresentação de espetáculos nas áreas da dança e teatro, além de montagens decorrentes dos cursos que serão realizados.

Os cursos de iniciação teatral e a dança desta edição terão início na segunda-feira (15). Participam alunos de escolas da rede pública das escolas de Belo Oriente e Antônio dias.

Em Belo Oriente as aulas serão na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brito (Centro), E.M. Antônio Firmino (São Sebastião de Braúnas), Escola Estadual Presidente Tancredo Neves (Cachoeira Escura) e E.M. Bom Jesus do Bagre, na mesma localidade.

Em Antônio Dias os cursos serão na localidade de Porteira Grande, na Escola Estadual Vicente Inácio Bispo. As aulas serão ministradas de agosto a novembro de 2016, uma vez por semana, em horários previamente acordados com as unidades de ensino selecionadas.

Divulgação
No palco, alunos do Interferências em formaçãoNo palco, alunos do Interferências em formação
O professor Roberto Yokel do Nascimento é formado pela Faculdade de Educação de Caratinga e leciona História no Ensino Médio na Rede Estadual. Fez curso de Iniciação Teatral com o grupo Cleide Yáconis, Perna de Palco, Grupo Tralha de Teatro e Grupo de Teatro Unileste.

Atuou em espetáculos como Uma passagem para Alcova, Marca do Corvo, Mágoa de Boiadeiro, O Noviço e Auto da Barca do Inferno, além de participação como ator e diretor do espetáculo Paixão de Cristo com os grupos de Teatro do Vale do Aço, produção do Unileste.

Esteve presente em todas as edições do projeto Interferências Cênicas, atuando como professor de teatro e diretor de espetáculos realizados com os alunos dos cursos que ministrou.

Para dar sequência ao projeto, Roberto selecionou um time de primeira linha nas artes cênicas e dança do Vale do Aço. Os cursos de iniciação ao teatro serão ministrados por Claudinei de Souza, Gilson Magno, Luzia di Resende e por ele. E na área da dança estarão Liliane Martins, Sílvio Martins, Maick Rodrigues, Jéssica Faria e Salette Olguin.

O Interferências Cênicas é patrocinado pela Cenibra, com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com apoio do Instituto Cenibra. A realização é de Roberto Yokel e do Ministério da Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário