08 de agosto, de 2016 | 13:35

O vírus Crypto

Marcinei Rocha

Usuários de redes e computadores devem manter backup completo de seus arquivos Usuários de redes e computadores devem manter backup completo de seus arquivos
Vírus crypto tem atormentado a vida de empresas e usuários em todo o mundo, inclusive no Vale do Aço. Atendemos várias empresas, recentemente, que foram prejudicadas com danos no banco de dados provocados pela praga. O Crypto é um tipo de ramsonware que infectada os sistemas de computadores e informações geradas pelos usuários como arquivos em diversos formatos e extensões e bancos de dados.

Após criptografar os dados o invasor cobra um valor em moeda virtual para realizar a liberação das informações sequestradas. O pagamento do resgate dos dados é realizado por meio de Bitcoin. Bitcoin é um meio digital de pagamento rápido e eficiente que permite a transferência de valores para qualquer conta no mundo, sem interferência de sistemas financeiros controlados por países. O pagamento digital é um meio em que os invasores utilizam para preservar a identidade dos criminosos.

As primeiras variantes dos ramsonwares compactavam os arquivos e colocavam senhas de 30 caracteres e cobravam para descompactar os dados. Essa prática foi evoluindo e hoje os dados são criptografados com chave de 2048 bits, impossível de serem decifradas.

Existem inúmeras variantes desse tipo ramsonwares circulando na rede mundial de computadores. Os sistemas de antivírus em sua maioria não tem conseguido identificar os executáveis desse tipo de praga digital, deixando-os executar sem nenhuma ação da ferramenta de proteção contra malwares.

A melhor forma de evitar o crypto é protegendo os dados com medidas de segurança no uso e armazenamento das informações.

- Sempre faça backups dos arquivos importantes de computadores, servidores, notebooks ou qualquer outro dispositivo como pendrivers, CDS, DVS, HDs Externos, fitas de backup ou backup em nuvem. Uma dica muito importante. Os dispositivos de armazenamento em massa como HD Externo, pendrivers e cartões de armazenamento devem ser retirados imediatamente do dispositivo após a conclusão dos backups. Caso esses dispositivos fiquem ligados ao computador, ou servidor, também terão seus arquivos criptogrados pelo crypto. Existem no mercado inúmeras soluções de backup em nuvem com preços acessíveis.
Marcinei Rocha é analista de tecnologia da informaçãoMarcinei Rocha é analista de tecnologia da informação


- Tenha cuidado ao abrir anexos em e-mails. O vírus se disfarça apresentando ao usuário a imagem de um arquivo com formatos como doc, jpg entre outros formatos conhecidos. Ao clicar na imagem do documento com formato conhecido o usuário é direcionado para um link onde está o executável do vírus. Esses e-mails podem ser enviados de remetentes conhecidos.

- Utilize software original. O uso de software pirata contribui para a disseminação de vírus. Ao utilizar ativadores de sistemas operacionais e aplicações você pode estar abrindo portas em seu computador tornando o equipamento controlado por criminosos, fazendo parte da rede zumbi.

- Ao navegar na internet tenha cuidado com propagandas e pop-ups apresentados na tela. Há sites que utilizam mensagens e imagens chamativas para direcionar os usuários ao link de vírus.

Marcinei Rocha. Analista de Tecnologia da Informação. Especialista em Pequenas e Médias Empresas. Propriétário da RST Informática.

Se essa tela aparecer para você, já era, você perdeu  Se essa tela aparecer para você, já era, você perdeu
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário