10/01/2019 16:19:00

Módulo B 2019

Aurélio Caixeta



Divulgação

Vem aí um campeonato que promete muitas emoções. Basta analisar a qualidade das equipes participantes para imaginar as dificuldades e o consequente aumento de nível da competição. Alguns desses times já estiveram e tentam voltar à Série A do Mineiro.

Além do Ipatinga, que foi Campeão Mineiro em 2005, vem ai cinco fortes equipes buscando a elite, entre eles os Democratas – de GV e de Sete Lagoas -, Uberaba, Uberlândia e América de Teófilo Otoni. Para esquentar ainda mais a disputa há o Coimbra, time de empresários ligados ao BMG que está se preparando com esmero para o acesso e pretende ser, em pouco tempo, uma das forças do futebol Mineiro. Tanto assim que, amanhã, às 16h, faz jogo treino na Toca 2 contra todo poderoso Cruzeiro, bicampeão da Copa do Brasil.

Por causa disso, e de olho na estreia dia 9 de fevereiro, no Ipatingão, contra o Nacional de Muriaé, que dizem também vem forte para a competição, o Tigrão de Aço faz uma preparação de alto nível programada pelo técnico Rogério Henrique e executada pelo auxiliar Diogo Roberto e os preparadores físicos Silas Paixão e Maycon Saymon. Além do apronto físico e técnico, jogos-treino acontecerão no CT da Alameda e outros locais.

No primeiro jogo-treino, na tarde de quarta-feira (9), contra uma seleção juvenil amadora da cidade, o time já mostrou alguma evolução. A partida terminou empatada, com gols de Kelvin para os visitantes e Alan empatando para o Tigre.

O próximo jogo-treino será contra o Vila Nova, neste sábado (12), as 10h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Outros confrontos estão sendo acertados pelo supervisor Welmo Moura. Preparação bem planejada e de alto nível para uma competição que promete ser muito difícil. Por isso mesmo o apoio da torcida e de toda a região, é fundamental.

CRUZEIRO
Com o fim da novela protagonizada pelo uruguaio De Arrascaeta, esquentam nos bastidores as especulações sobre contratações na Toca. Já chegaram o volante Jadson e o lateral colombiano Luiz Orejuela (que a torcida celeste já está apelidando de Zé Ruela), e vêm mais reforços por aí. O camisa 10 Rodriguinho também já está praticamente contratado, e o time está na briga com o Flamengo para contratar Bruno Henrique. Dodô também está na mira de Itair Machado. A chapa está esquentando e o Campeonato Mineiro 2019 vem aí. A abertura será dia 19, e já no dia 27 vamos ter o clássico dos clássicos, entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão.

ATLÉTICO
Levir Culpi não é retranqueiro, mas está reforçando - e muito - a zaga do Galo, que foi um ponto fraco ano passado. Além o conhecido Rever, também chegou o zagueiro Igor Rabelo, que tem apelido de ‘General’, e o lateral Guga, ex-Avaí, de quem estão falando maravilhas. O Galo tem mais urgência em definir o grupo, porque a Libertadores para ele começa mais cedo.

INAUGURAÇÃO DO CCI
O bairro Imbaúbas esteve em festa com a inauguração de seu Centro de Convivência. Um evento previsto para ser simples se transformou em uma noite alegre e emocionante.

Tudo aconteceu no sábado (5) e teve excelente presença de público, aí incluídos moradores antigos e atuais do bairro, que aprovaram e elogiaram as melhorias feitas na área do antigo Grêmio Recreativo Imbaúbas (GREI). Em nome da Comissão do Centro de Convivência, formada por Napoleão Reis, José Carlos Pena, Djalnir Anastácio, Instituto Atos e 50 voluntários, Elmo Guimarães, idealizador e principal articulador das inovações, fez um histórico das obras e agradeceu a todos que colaboraram.

Por lá também estavam o prefeito Nardyello Rocha e várias autoridades. Uma emocionante homenagem póstuma foi feita a Percy Gonçalves, desportista e saudoso morador do bairro, cujo nome foi dado ao campo de futebol soçaite com grama sintética. A viúva Agda Gonçalves, com suas filhas e netos, descerrou a placa com o nome Arena Atos Percy Gonçalves, além de ter dado o chute inicial para uma partida entre crianças.

A partir de agora cabe à Comissão do Centro de Convivência, ao Instituto Atos e comunidade, através da Associação de Moradores, estudar a melhor maneira de utilização dessa excelente área.

CALENDÁRIO DA LDI
Mesmo com dificuldades financeiras, a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) fez o seu papel organizando bons campeonatos no ano passado. A expectativa agora é a divulgação do calendário para esse ano. Se houver melhoria na situação financeira da cidade, a esperança dos desportistas é que voltem a ser realizados os campeonatos da 1ª e 2ª Divisão adulto e o Super Sênior (atletas a partir de 52 anos), categorias que não competiram ano passado. Esperamos que os repasses do Governo Estadual aos municípios sejam logo regularizados e que venha um calendário recheado de competições para o engrandecimento de nosso futebol amador.

COPA VERDE
Vem ai mais uma edição da Copa da Matta de Escolinhas de Futebol 2019. A terceira edição do torneio é destinada aos atletas nascidos nos anos de 2005/2006, 2007/2008 e 2009/2010. “Tudo indica que o início será no dia 23 de fevereiro, quando todas as escolinhas já estarão em atividade. A competição é importante para que as equipes comecem a montar seus times para a temporada”, informou Pretinho da Matta, coordenador do Projeto Ney da Matta e um dos organizadores da Copa.

Além do Ideal, já estão confirmados o UAI de Inhapim, Benfica de Ipaba, Fox Esporte do Vale Verde, Sevale de Vargem Alegre, União do bairro Veneza, Talentos do Vale/Jabaquara do Bom Retiro, Beira Rio do Planalto, Vila Celeste, Usipa e Ipatinga. Informações pelo telefone (31) 98858-8420.

UMA E OUTRAS
- Logo após a inauguração do CCI, Elmo Guimarães passou a presidência do Instituto Atos para José Augusto, uma vez que foi transferido e vai passar a atuar na Grande BH. Elmo é iluminado e tem futuro. Podem aguardar.

- O programa esportivo Debaixo do Gol, que vai ao ar todos os sábados, de 10h ao meio dia, está de volta com força total na Rádio Cidade 90.9 FM, sob o comando do campeão Marcelão Alves e comentários de Sidney Anício, Washington Almeida, Jodson Sander e Jeanderson Martins. O programa fala especialmente de futebol amador, mas vai falar também do início do Campeonato Mineiro de 2019. Na pauta, muitas informações do profissional, especialmente de Cruzeiro, Atlético e do Ipatinga. Fiquem ligados.

- No quesito sócio torcedor, o Galo está dando uma balaiada no Cruzeiro. Enquanto o Galo tem 116.202 torcedores, o Cruzeiro tem 81.676. Com isso, o Galo ocupa o 4ª lugar no ranking, superado apenas por São Paulo, Grêmio e Palmeiras. O Cruzeiro é o 7º. Vai reagir ou não Cruzeirão?

- Todos os filhos do saudoso Percy Gonçalves, com exceção de Renato Gonçalves, jornalista, atleta e parceiro da coluna, estavam presentes na inauguração da Arena Atos Percy Gonçalves no último sábado, no CCI. Muitos amigos sentiram sua falta dele, mas ele estava em viagem. Claro que o coração dele estava lá, e Renato avisa que quer marcar muitos gols no campo de grama sintética que leva o nome de seu saudoso pai.

Contatos com a coluna: e-mail - caixeta.aurelio@gmail.com.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário