21/12/2018 13:35:00

Veja dicas para se destacar como estagiário

É importante demonstrar sempre compromisso e vontade de aprende



Divulgação


É fundamental demonstrar um bom desempenho para aqueles que desejam continuar na empresa como funcionários efetivos

O Brasil tem atualmente cerca de 370 mil estagiários contratados, de acordo com o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE). Ainda segundo o Centro, houve um crescimento de 13,4% na oferta de vagas de estágios – no primeiro semestre de 2017 foram 178.992, em 2018 saltou para 203.062 A taxa de efetivação após a conclusão do período de estudo é de 44%. Em média, na Grande São Paulo, estagiários recebem como bolsa-auxílio o valor de R$ 897,60 para o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e R$ 1.947 para Engenharia de Produção.

Fernanda Moreira Pinto, gerente da Regional Sul do IEL – BA, aconselha para o estudante que está em busca do seu primeiro estágio pensar na elaboração de um Planejamento de Carreira. Para ela, é nesta etapa que ele poderá definir os objetivos que pretende alcançar em sua trajetória profissional. “Quando estiver no estágio, o estudante deve ser assertivo para ter um melhor desempenho, aumentando assim suas chances de sucesso”, aconselha a gerente.

Além disso, é fundamental demonstrar um bom desempenho para aqueles que desejam continuar na empresa como funcionários efetivos. Outro aspecto importante, é construir uma boa rede de networking. É a partir dela que futuras indicações podem surgir. Para ser um bom estagiário, Fernanda Moreira Pinto recomenda que o estudante deixe evidente o compromisso, iniciativa, dinamismo e o desejo de superação no cargo que estiver ocupando.

E as dicas não param por ai, confira abaixo pontos para prestar atenção no estágio.

Mostre interesse pelas atividades da empresa: ela precisa identificar que você tem interesse em aprender tudo sobre a organização, como o seu funcionamento e tudo o que vai além das suas atividades as quais você foi contratado. Isso não significa assumir as funções dos demais funcionários, mas ter a mente aberta para novos aprendizados.

Cuidado com os horários: evitar atrasos e se preocupar em cumprir a carga horária do estágio são fatores que passam a ideia de responsabilidade e comprometimento com o trabalho realizado. Ser pontual ainda é tido pelas organizações como uma qualidade que destaca o profissional.

Seja proativo (a): A falta de iniciativa é encarada como uma atitude ruim pelas empresas. Além de demonstrar interesse, não deixe a rotina acabar com o seu entusiasmo e vontade de aprender. Questione, interaja, busque esclarecimentos e contribua com soluções inovadoras.

Bom relacionamento interpessoal: um ambiente organizacional saudável é importante para o desenvolvimento sadio das atividades. Por isso, evite ficar isolado e interaja com os demais colaboradores. Manter um bom relacionamento é importante, pois seus colegas serão fundamentais para o seu aprendizado. Lembre-se: por ser novo na organização, não entre nas famosas "panelinhas" e não tire conclusões precipitadas sobre o comportamento das outras pessoas. Escute e aprenda.

Tenha uma postura profissional: ter uma postura profissional não significa estar sério em todas ocasiões, mas saber distinguir o momento que exige profissionalismo daqueles em que a brincadeira cotidiana não afeta a rotina de trabalho.

Busque um funcionário modelo: ter alguém para se inspirar e auxiliar nos momentos de dúvida é importante para quem busca se destacar na empresa. Analise o comportamento de quem julga ter uma postura exemplar e tente utilizá-la como guia para você que é recém-chegado.

Recicle os seus conhecimentos: A faculdade não dá conta de abarcar todos os conhecimentos e as novas tendências do mercado. Por isso, busque novas fontes de aprendizado. Os cursos online gratuitos são uma oportunidade de ter acesso a novos conteúdos e ainda conquistar uma qualificação para o currículo.

Aprenda a ouvir mais: ter boa comunicação é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho. No entanto, isso não significa que você deva ser sempre a pessoa à frente das conversas. A observação também é uma qualidade importante, por isso esteja mais atento aos acontecimentos ao seu redor. Saiba ouvir o que está sendo passado e veja como pode aprender ainda mais.

Atenção nas tarefas: O estágio ideal para adquirir experiência na área profissional. Esse aprendizado envolve testar, acertar e, em algumas situações, errar. No entanto, não tome isso como desculpa para não ter atenção em suas obrigações. Revise as tarefas e certifique-se que está realizando os trabalhos conforme solicitado.


Roberto Paim | Agência Educa Mais Brasil

*Com informações da Agência Brasil


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário