06/12/2018 16:00:00

Classe empresarial avalia necessidades para os bairros Veneza I e II

Os bairros possuem destaque no setor varejista de móveis, mas apresentam ampla diversidade no comércio



Divulgação


Comerciantes responderam às perguntas realizadas pela a equipe da Aciapi-CDL

O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, iniciado no fim de 2017, mantém a realização de visitas aos principais polos comerciais de Ipatinga. Os objetivos do programa são: estreitar a relação entre empresariado e as entidades, e apresentar serviços e soluções exclusivos para os associados.

A equipe da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga visitou, recentemente, a classe empresarial estabelecida nos bairros Veneza I e II. Foram visitados 200 estabelecimentos de mais de 30 segmentos. Os bairros possuem destaque no setor varejista de móveis, mas apresentam ampla diversidade no comércio.

Durante as visitas, foi realizada pesquisa qualiquantitativa para identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região. Foram feitas duas perguntas: 1 - Enquanto empresário, quais são os seus maiores desafios? 2 - E no bairro, quais são os maiores problemas?

O principal desafio enfrentado pelo empresariado estabelecido nos bairros Veneza I e II, segundo a pesquisa, foi a sobrecarga de impostos. Um total de 27% dos empresários entrevistados apontou a carga tributária como um problema. A concorrência e a crise econômica foram outros dois fatores de dificuldade.

Já os principais problemas dos bairros, indicados pela pesquisa, foram as falhas na segurança pública, com 43%; e falta de estacionamento, indicado principalmente pelos empresários da avenida Macapá e ruas próximas.
O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado já passou pelos bairros Canaã, Horto, Cidade Nobre, Bom Retiro, Iguaçu, Cariru, além do Centro de Ipatinga. O polo comercial dos bairros Veneza I e II foi o oitavo a receber a ação das entidades.

O presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, destacou que o programa tem sido um instrumento de conhecimento das necessidades do empresariado. “Temos observado as demandas dos empresários de cada ponto de Ipatinga. Assim, podemos focar nossas ações para atender de modo mais eficiente a classe empresarial, tanto na prestação de serviços quanto na questão de representatividade”, pontua José Carlos.

Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, as visitas têm mostrado ao empresariado a importância do associativismo e quais são as funções das entidades. “Além de mostrarmos os nossos serviços e ouvirmos os problemas de cada empresário, o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado tem plantado a semente do associativismo na classe empresarial de nossa cidade. É um meio de conscientizar os empreendedores de que juntos somos mais fortes e podemos ir mais longe”, avalia Cláudio.

Autoridades recebem demandas do empresariado

Como foi feito nas visitas anteriores, a carta com a pesquisa do polo comercial dos bairros Veneza I e II foi protocolada junto às autoridades municipais. Assim, as entidades estreitam a parceria com o Poder Público e fornecem informações que podem auxiliar no direcionamento destes órgãos.

Foram enviadas cartas para o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha; secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves; presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno (SD) e demais vereadores; além do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.


NOTA - A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais dos bairros Veneza I e II. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário