06/12/2018 14:48:00

Bastidores

Aurélio Caixeta



O fim de ano se aproxima, e o mundo da bola praticamente para. Restam apenas algumas comemorações, jogos beneficentes, finais dos campeonatos regionais e, no mais, as atenções se voltam todas para as notícias de bastidores, compra, venda, empréstimo e troca de jogadores e técnicos em várias equipes daqui e do exterior. Se o objetivo é ganhar títulos, então é hora de planejar as equipes para 2019.

TREINAMENTO PARA TÉCNICOS NA CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está promovendo um curso para técnicos de futebol, à qual deu o nome de Licença PRO, que, segundo dizem, é a mais alta graduação oferecida a treinadores no Brasil.

A qualificação custa R$ 19.130 e tem carga horária de 370 horas. Estão participando 35 treinadores, entre eles, Tite, Mano Menezes, Ney Franco e muitos outros técnicos de ponta. Após o trabalho de qualidade e competência feito no Goiás, Ney Franco ainda busca esse aperfeiçoamento para chegar ao topo, certamente pensando em comandar uma grande equipe em 2019. Vamos aguardar.

PENEIRADA DO FLAMENGO
O atuante técnico Ney da Mata e seu mano Pretinho estão mexendo com o sonho da garotada, ao realizar a Peneirada do Flamengo nos dias 18 a 19 deste mês, no estádio Ferreirão (Campo do Ideal), bairro Bom Jardim.

As inscrições estão abertas até o dia 14 e os selecionados pelos olheiros do Flamengo passarão depois por períodos de observação no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. Eles estão garimpando os nossos jovens talentos, e os candidatos têm a chance de realizar um grande sonho.

FINAIS NA LDI
A exemplo do sucesso das finais em Coronel Fabriciano e de Acesita, a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) prepara uma grande festa para esse domingo (9), a partir das 8h, com entrada franca no Ipatingão.

Deve-se destacar que quem adquirir um kit por R$5 na portaria vai concorrer a vários prêmios. Em campo vão acontecer os jogos de três categorias: Sub-10, Sub-12 e Sub-14. Vale a pena participar e valorizar os nossos jovens craques, e tenho certeza que vai ser uma manhã memorável.

CAMPEONATOS EM IPATINGA
(com Marcelão Alves)

SEMIFINAL SUB-15
- Na última quinta feira a noite estive no campo do Vila Celeste para acompanhar a partida entre o time da casa e o Ipatinga. O Tigrinho já havia vencido o primeiro jogo por 1 x 0 e voltou a vencer, desta vez por 2x0. Duas coisas me chamaram a atenção: o goleiro do Vila Celeste, Lucas, e o zagueiro e capitão do Ipatinga, Pedro, que além de ser muito seguro ainda foi o artilheiro, marcando os dois gols da partida.

O outro detalhe foi a conversa com os coordenadores da base do Ipatinga, Welmo Moura, e do Vila Celeste, Mikael França, pessoas inteligentes e bem capacitadas, que citaram a importância de formar o caráter do atleta, em primeiro lugar. O caminho e esse.

Temos que investir nas pessoas, e caso alguém vingue como profissional, melhor ainda. Aliás, além deles podemos citar vários outros técnicos que fazem isso, como Tirinha, Geraldo Coutinho e Pretinho da Matta. Parabéns a todos, porque este trabalho é fundamental. Tomara que este legado seja seguido por outros no futuro.

SUPER MÁSTER
- Como era de se esperar, os jogos de ida das semifinais do Super Máster (45) foram equilibrados. No Planalto, o time do Vila Nova - que eu dirijo - conseguiu uma grande vitória fora de casa por 3x2, sobre o Veneziano, o que o credencia a jogar por um empate em seu campo. Se perder por qualquer placar, a vaga à final será decidida nas penalidades máximas, porque não existe o critério do saldo de gols. Na outra partida, o Beira Rio foi até a Arena AERC e empatou com o time da casa por 0x0. Passa à final quem vencer sábado à tarde no Estádio Afonso Favarato (campo do Jabaquara), no Bom Retiro. Nova igualdade por qualquer placar e a decisão será nos pênaltis. Que se classifique quem jogar melhor.

ARBITRAGEM
- Tenho acompanhado de perto a renovação no quadro de arbitragem da LDI, onde vêm surgindo novos e bons nomes. Posso citar, por exemplo, Lineu Cesar e Rondinelli Bigão, fora outros já consolidados como David Willian e Roberto Alexandre. O nível da arbitragem de Ipatinga geralmente é muito bom. Basta acompanhar as redes sociais e veremos nossos árbitros apitando jogos importantes pelo estado afora. Tomara que essa renovação continue e os novos bons árbitros tenham oportunidades de apitar jogos decisivos, porque assim, com certeza, a maturidade ira chegar.

UNIFICADO
- AER Industrial x Vila Celeste e Flamengo x Boca Rica decidem as vagas à final. Como eu disse no inicio da competição, times representantes de cidades vizinhas investiram pesado em suas equipes e chegariam com força. Acredito que, entre os quatro, se o time da Vila Celeste jogar tudo o que sabe será favorito, mas futebol é jogado dentro de campo, e em se tratando de mata-mata, tudo pode acontecer.

VOLEIBOL
De hoje a domingo, no Ginásio da Usipa, acontece a última fase das finais do torneio AR-4, com entrada liberada ao público. A Usipa tenta o título nas categorias Sub-17 e Sub-19, masculino e feminino. Para quem curte voleibol, aí está uma grande pedida para ver jogos durante todo o dia, no Ginásio e também na quadra coberta anexa.

SEMANA QUE VEM TEM MAIS.
- Parabenizamos o Presidente da Liga Desportiva de Coronel Fabriciano (Lidecel), Adriano Messias, com sua diretoria, e ao Campeão Amador de 2018 da cidade, a equipe do Vale do Aço. Também aplaudimos o presidente da Liga Acesitana de Esportes (LAD) José Constantino ‘Coronel’, e aos clubes campeões do ano, Vila Nova (Máster) e Industrial (Amador). Ambos tiveram a competência de levar a frente grandes campeonatos, resgatando a força do futebol amador da região.

- Por último enaltecemos Silvestre Antônio Ferreira, presidente da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), e sua equipe, pela competência de realizar e levar a bom termo campeonatos envolvendo muitas equipes e uma quantidade enorme de atletas e3 dirigentes. Desejamos que em 2019 seja melhor ainda.

- No mais, nossa admiração pelo trabalho, caráter e competência da técnica Kethlen Azevedo e equipe de atletas do futebol feminino do Ipatinga. Para nós vocês são campeãs. Agora o mercado se abre e desejamos o que há de melhor para o futuro de cada uma. Vida que segue...

Contatos com a coluna: caixeta.aurélio@gmail.com.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário