06/12/2018 06:35:00

Vereadores de Ipatinga se movimentam para eleição da mesa diretora

Até o momento nenhuma chapa foi registrada na Secretaria do Legislativo



Wôlmer Ezequiel


Novos representantes serão eleitos para a mesa diretora, nesse fim de ano

A eleição para a nova mesa diretora já movimenta os bastidores da Câmara Municipal de Ipatinga. A escolha dos vereadores, que ocuparão os cargos da mesa, será realizada no dia 19 (quarta-feira). Até o momento nenhuma chapa foi registrada na Secretaria do Legislativo.

O procurador da Câmara, Adalton Cunha, informou ao Diário do Aço que os vereadores interessados na disputa podem registrar a chapa até às 18h do dia que antecede a votação. “As chapas poderão ser inscritas até o que antecede imediatamente a reunião que será realizada a eleição da mesa, ou seja, o dia 18 (quarta-feira). Como ocorreu nas eleições passadas, as negociações devem ir até o fim do prazo e os registros devem ser feitos na última hora”, avalia o procurador.

Na eleição da mesa diretora são escolhidos os representantes para os cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. O vereador não pode se inscrever, ainda que para cargos diferentes, em mais de uma chapa. Adalton ainda explica que o atual presidente da Casa Legislativa, Jadson Heleno (SDD) também poderá participar do pleito.

“De acordo com o Regimento Interno, o vereador que assume cargo na mesa para complementação do mandato não fica impedido de concorrer à reeleição. Esta é uma exceção porque, em geral, os vereadores que compõem a mesa não podem concorrer aos mesmos cargos na mesma legislatura”, salienta Adalton.

O presidente Jadson assumiu o cargo no dia 25 de junho, logo após a posse de Nardyello Rocha (MDB), então presidente da Câmara, como prefeito de Ipatinga. Ao lado de Jadson, também compõem a mesa: o vice-presidente Osimar Barbosa, o Masinho (PSC); primeira secretária Lene Teixeira (PT) e segundo secretário Adiel Oliveira (PV).

Voto aberto

O procurador da Câmara destaca que na eleição da mesa o voto também é aberto. “A Câmara é uma das pioneiras na questão do voto aberto. A votação para a mesa diretora também é nestes moldes. Isso faz com o que o vereador assuma suas ações, dê a ‘cara a tapa’. Por isso, é importante que a população esteja presente na reunião do dia 19 para acompanhar este processo. É necessária a participação da população nestes momentos”, afirma o advogado.

Possibilidades

Conversas nos corredores da Casa Legislativa dão conta de que três chapas são articuladas para disputarem a eleição. Uma delas seria liderada pelo atual presidente Jadson Heleno. Outra possível chapa seria comandada pelo vereador Adiel Oliveira, também da base do governo. E uma terceira chapa cogitada deve ser encabeçada pelo vereador José Geraldo Andrade (Avante), parlamentar que tem feito oposição ao governo municipal.

Contudo, como nenhuma chapa foi registrada, os acordos para a composição de chapas devem ser intensos até o dia 19. Durante estes dias, todas as possibilidades estão em aberto. O procurador da Câmara ressaltou a responsabilidade da mesa eleita. “A mesa diretora administra todo o funcionamento da Câmara. Ela detém o controle de um orçamento de R$25 milhões, valor maior que muitos orçamentos de municípios de Minas. Por isso é algo muito sério”, destaca Adalton.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Comentários

Palhaço

06 de Dezembro, 2018 | 08:16
Pai amado, ouvi dizer que tem um Vereador Empresario querendo, alias, querendo desde quando foi eleito, kkkkkk Ipatinga ta e ferrada se ele ganhar, como vereador o irmão ja fica doido, como presidente vai achar que e irmão do Bolsonaro kkkkkkkkkkkk
Envie o seu Comentário