04/12/2018 10:54:00

Atividades artísticas no Contém Cultura

Atividades artísticas no Contém Cultura Oficina e exposição de artesanato movimentam a sala multicultural em Ipaba



No fim de semana passado, uma exposição e uma oficina de artesanato marcaram o início das atividades de dezembro no Contém Cultura Ipaba. As atrações foram promovidas simultaneamente.

Enquanto os alunos aprendiam a decorar caixas para presentes em MDF, a artesã Eunice Dias manteve em exibição algumas de suas criações, feitas a partir de materiais recicláveis.

A proponente do Contém Cultura, Luciana Profiro, disse que a proposta foi criar uma ambientação que ajudasse os alunos a mergulhar no universo do artesanato.

Divulgação/ACS CCI

Tapetes, flores e bolsas de retalhos, pintura a óleo sobre madeira e entalhe foram algumas das obras expostas por Eunice Dias, que se destaca na comunidade pelos cursos que ministra para grupos de mulheres ipabenses.

Segundo a artesã, se por um lado seu trabalho ajudou a motivar os alunos, por outro a oficina de artesanato ajudou-a a aperfeiçoar algumas técnicas que ela já usava para decorar caixas de papelão. “Esse evento foi uma boa troca de experiências”, definiu Eunice.

Ao lado da esposa, Alessandra Alves, e da filha, Lívia Eduarda, um outro artesão, Denílson Silva, também participou da oficina. “Aqui adquirimos conhecimentos para ampliar nosso fazer artístico”, disse Denilson, que utiliza palitos de picolé para criar luminárias e outras peças de decoração.

Na oficina Artesanato Criativo, os alunos aprenderam técnicas básicas de pintura de caixas de MDF, uma novidade para a turma, que nunca havia trabalhado com os materiais sugeridos.

A oficina foi aberta com a apresentação de imagens de caixas decoradas que serviram de inspiração para os alunos. “De olhos bem abertos para as inspirações” foi o nome do momento dedicado à observação.

A etapa seguinte foi “De mente bem aberta para a liberdade – conecte-se e desconecte-se”, um convite aos alunos para pesquisarem na internet para conhecer a variedade de técnicas de pintura e colagem disponível, a fim de criar as suas peças com liberdade.

Divulgação/ACS CCI

“A oficina de artesanato teve o objetivo de motivar o público a despertar e compartilhar o espírito natalino favorável ao estreitamento de laços entre família, amigos, comunidade”, diz Luciana Profiro.

Cinema
Nesta quarta-feira (5), às 18h30, o Contém Cultura vai exibir a comédia Qualquer gato vira latas, de Tomás Portella e Daniela de Carlo. Na sexta-feira (7), também às 18h30, entra em cena outra comédia, Os penetras, de Andrucha Waddington; e no sábado (8), às 17h, será a vez do filme É fada, de Cris D´Amato.

Às 18h30 do dia 12 será exibido o filme de suspense Isolados, de Tomás Portella; no dia 14, às 18h30, Colegas, uma aventura de Marcelo Galvão. Minha mãe é uma peça, comédia de André Pellenz, será a atração das 17h do dia 15. Janela da alma, documentário de João Jardim e Walter Carvalho será apresentado às 18h30 do dia 19.

No dia 21, às 18h30, será exibido o filme policial Tropa de elite 2, de José Padilha; no dia 22, às 17h, o filme de ação 2 Coelhos ganha espaço na sala multicultural, às 17h.

Polícia Federal – a lei é para todos volta à programação do dia 28. O filme do gênero policial será exibido às 18h30. Encerrando a programação do mês e de 2018, será apresentada, às 17h do dia 29, a comédia A mulher invisível, de Cláudio Torres.

O Contém Cultura é um projeto patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário