08/11/2018 11:03:00

O Dia do Trigo



Gb Imagem


O trigo é cultivado pelo homem há mais de 8 mil anos
O consumo do trigo é tão importante na alimentação humana que este cereal até tem o seu dia especial, comemorado no dia 10 de novembro. O trigo é cultivado em todo o mundo, há mais de oito mil anos.

O seu grão é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão e o macarrão, entre outros alimentos consumidos pelo homem. A China é a maior produtora de trigo do mundo, seguida pela Índia, Rússia e Estados Unidos. Através da moagem obtém-se a farinha do grão de trigo.

De 75 a 80% do total do grão é composto por endosperma (farinha), e para separá-lo da casca (ou farelo) o grão deve ser submetido à umidificação e repouso, determinado pela dureza. Isso faz com que o farelo se torne flexível, permitindo a retirada de farinha agregada ao mesmo.

Para separar o endosperma da casca podem ser usados rolos de moagem em bancos de cilindros, seguidos da peneiração. Os grãos passam várias vezes pelos rolos até ocorrer a separação completa.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário