11/10/2018 16:10:00

Riscos fazem parte da evolução

Alexandre Slivnik *



"Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos"

Num mundo globalizado como o que vivemos, onde as informações surgem a cada instante e é possível realizar compartilhamentos de conteúdos e ideias, inovações sobre os mais diversos temas e áreas de trabalho podem surgir com muita facilidade. Tendo isso em vista, empresas que querem crescer, a médio e longo prazo, devem estar dispostas a tomar partidos e arriscar determinadas estratégias.

O autor Augusto Cury tem uma frase que eu gosto muito: "Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos". Entendo que seja difícil mensurar até onde os riscos valem a pena, mas com o objetivo de inovar, devemos entender que alguns erros fazem parte do caminho. Essa movimentação visando o crescimento é essencial para alavancar sua empresa e seu negócio.

Para se ter uma ideia de como o mundo profissional ruma para uma mudança, a pesquisa Futuro do Trabalho, feita pelo Fórum Econômico Mundial, demonstrou que 65% das crianças que estão entrando no Ensino Fundamental hoje, frequentarão cursos universitários que ainda não existem, e 25% delas trabalharão em algo que ainda é totalmente desconhecido. E as mudanças só ocorrem porque o mundo está se reinventando e procurando novas perspectivas.

Eu mesmo, nessa minha jornada incansável pela busca do conhecimento, corro riscos diariamente. Há alguns anos, por oportunidades, tive que tomar uma decisão corajosa, de deixar de viver no meu país de nascimento e me "aventurar" em um novo país com uma nova cultura. Hoje, depois de alguns anos, podemos ver que o saldo foi muito positivo. Mas para que isso fosse possível, foi necessário dar o primeiro passo no escuro. Quanto maior o risco, maiores as chances de você perpetuar a sua empresa. Os que mais arriscam, são os que mais mergulham num oceano infinito de possibilidades.

* É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando/FL (EUA). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD)


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário