11/10/2018 00:01:00

Dia Mundial da Alimentação tem definida programação em Ipatinga

Dentro da programação ofertada pelo município serão realizados dois grandes eventos, programados para o plenário da Câmara Municipal, nos dias 17 e 25 de outubro



Secom/PMI


As atividades estão programadas para acontecer no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga

O 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação. Para lembrar a data, a Seção de Segurança Alimentar (Sesans), ligada à Secretaria de Assistência Social de Ipatinga, realizará uma programação especial com foco no tema escolhido para 2018: “Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável do Município de Ipatinga”. O objetivo das atividades em alusão à data é sensibilizar a sociedade sobre as problemáticas em relação à alimentação.

Dentro da programação ofertada pelo município serão realizados dois grandes eventos, programados para o plenário da Câmara Municipal, nos dias 17 e 25 de outubro.

O Dia Mundial da Alimentação foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial e principalmente sobre a fome no planeta. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945.

“Nesta data, mais de 100 países relembram todos os anos que, num mundo de abundância, milhões de pessoas passam fome diariamente. A proposta do dia é ressaltar a necessidade de contar com mais recursos no combate à fome. A cidade de Ipatinga não pode ficar de fora deste importante debate. Por isso a necessidade da criação destes dois eventos para discutir o tema e trazer soluções efetivas para o município”, enfatiza o secretário da Assistência Social, Lúcio Aguiar Ferreira.

Programação

Com objetivo de propor e refletir sobre as formas de combater as causas da Insegurança Alimentar e Nutricional de maneira estratégica na cidade de Ipatinga, será realizado no dia 17 de outubro, das 13h às 18h, no plenário da Câmara Municipal, o 1º Diálogo sobre a Segurança Alimentar e Nutricional.

Na oportunidade, os representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Consea) e da Rede Leste de Bancos de Alimentos de Minas Gerais (Relba) irão realizar trabalhos em grupos, discussões e levantamentos de propostas com relação ao tema Insegurança Alimentar.

O público-alvo do evento são os representantes de entidades socioassistenciais, técnicos da Assistência Social, Educação e Saúde, além de lideranças comunitárias, religiosas e membros de conselhos.

Seminário

Também será realizado na cidade o 2° Seminário do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Consea), com o tema “Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Alimento Seguro”. O evento será no dia 25 de outubro, de 12h30 às 17h, no plenário da Câmara Municipal. As inscrições podem ser feitas pelo site da PMI e estendem-se até 23 de outubro.

Aberto ao público, principalmente o que trabalha com alimentos, o 2° Seminário do Consea contará com um circuito de palestras a cargo de representantes da área de alimentos. A nutricionista Natália Emanuele Assis e o engenheiro ambiental Rômulo Anício abordarão temas como Biossegurança e Banco de Alimentos.

Também está prevista a participação do presidente do Sindicato dos Panificadores do Vale do Aço (Sinpava), Fabrício Lara, que falará sobre o Selo Alimento Seguro, para identificar empreendimentos que cumpram e tenham relevância na gestão da segurança dos alimentos. Para fechar o ciclo de apresentações, a doutora em Sociologia e Geografia, Renata Aparecida de Souza, discursará sobre o resgate da história da Segurança Alimentar e o Sistema Municipal.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário