09/10/2018 14:20:00

Novos cenários: o debate da equidade de gênero e suas mudanças sociais

Wagner Dias *



Tenho analisado os espaços sociais com o intuito de rever um pouco de sua estrutura e divisão entre as pessoas que os ocupam. O debate acerca do movimento de mulheres tem ganhado cada vez mais notoriedade e hoje é possível vermos que protagonistas femininas ganha mais visibilidade.

Entendo que ainda há um grande caminho a ser percorrido para que, de fato, existe uma equidade de gênero diante da forma como vivemos. Entretanto, os papéis já passam por processos de mudanças e as mulheres, assim como nossas esposas, irmãs e amigas andam em uma direção de autonomia.

Em 2017, escrevi sobre o carnaval, onde ressaltei a presença feminina na presidência das escolas de samba campeãs; Regina Duran da Acadêmicos do Salgueiro e Solange Bichara Rezende da Mocidade Alegre. Esse fato me chamou atenção porque demonstra efetivamente a mudança que tenho percebido e que citei aqui, de que as mulheres estão abrindo e conquistando outras formas de se fazer presente. Durante muito tempo elas foram vistas como passistas, porta bandeira, costureiras, hoje elas são presidentes!

Para além desse cenário, elas têm angariado lugares nos mais diversos segmentos sociais e políticos. Isso traz resultado para toda a sociedade, pois é preciso que todos os grupos estejam no poder para que todo os grupos possam ser atendidos. Fico muito contente de ver que estamos desenhando novas possibilidades.

Ainda se faz necessário o planejamento e debate sobre formas e políticas mais efetivas para que as igualdades, seja de gênero, classe ou raça sejam alcançadas de uma forma mais democrática. Conforme, falei recentemente em outro artigo, algo que não é novidade, estamos vivendo um momento de reavaliação, principalmente aqui no Brasil, e essa temática nos ajuda a pensar de forma mais coletiva.

* Graduado em Marketing e Pós-Graduado em Gestão de Pessoas. Autor dos livros “Quem você pensa que é?”, “Nada na vida é por acaso”, “Conselhos e Sucesso sem Segredo”.



Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário