09/08/2018 09:03:00

Conhecimento para todos os gostos

Instituto Cultural Usiminas abre programação educativa do 2º semestre



Começa uma nova temporada de atrações da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas, em Ipatinga. Espetáculos, oficinas e visitas orientadas marcam a programação do segundo semestre, cujas inscrições para atividades estão abertas.

Após atender 24 mil pessoas entre estudantes, professores, famílias e 144 escolas do Leste mineiro no primeiro semestre deste ano, a Ação Educativa oferece mais atrações que visam promover a integração de áreas e linguagens como arte, cultura, educação e meio ambiente.

Divulgação/ACS CCU


Arte, cultura, educação e meio ambiente integram a programação
Começando em agosto, a Ação Educativa vai oferecer a Série Espetáculos Didáticos, Visitas Teatralizadas, Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores, Arte em Família, Conhecendo a Usiminas Mecânica, Curso de Iniciação à Gestão da Cultura com Ênfase em Diversidade.

Os projetos “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo a Usiminas” integram a programação do Projeto Xerimbabo Usiminas 2018, que ganhou novo formato e contará ainda com o “Conhecendo os Xerimbabos”, visitas orientadas e interativas ao Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). O agendamento escolar para as atividades em setembro será aberto no dia 21 de agosto.

O espetáculo didático “Menino Coragem”, da Cia. Articularte (SP), será dia 29 de agosto, às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O agendamento já está aberto para escolas e as famílias já podem retirar seus ingressos gratuitos para a sessão.

Outra atração com agendamento aberto é o Arte em Família, que terá uma atividade de grafite no Centro Cultural Usiminas com o artista Gunther Estebanez, no dia 25 de agosto, às 15h.

Ainda há vagas para o Seminário para Educadores, que integra o Projeto Xerimbabo. O seminário será nos dias 21 e 22 de agosto, no Centro de Biodiversidade da Usipa e Viveiro de Mudas da Usiminas.

O Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores oferece o curso “Mediadores do Encantamento ao Teatro”, com Deiverson Tófano, no Centro Cultural Usiminas, que visa auxiliar os participantes a trabalhar o teatro em instâncias mais pedagógicas e é voltado para agentes culturais, professores e estudantes de pedagogia, entre outros.

Gestão Cultural
Outro destaque é o curso gratuito de Iniciação à Gestão da Cultura com Ênfase em Diversidade, que vai acontecer em setembro a outubro, no Centro Cultural Usiminas.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS CCU


Os participantes aprendem e se divertem com a Aventura no Viveiro
Dividido em módulos, o curso abordará diversos temas mostrando etapas e vertentes atuais da gestão cultural, como “Desafios contemporâneos para a Diversidade Cultural”, “Políticas Culturais no Brasil: um balanço crítico”, “Mediação e públicos de cultura”.

E ainda “Trabalho Colaborativo, tecnologias e mobilização”, “Economia da Cultura, Economia Solidária e Economia Criativa”, “Alternativas de financiamento da cultura”, “Gestão de Projetos Culturais” e “Produção cultural na prática”. Os interessados devem se inscrever na Ação Educativa.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, lembra que a Ação Educativa oferece atividades diversas com o objetivo de ser parceira na transformação social da comunidade, por meio de ações que contribuam na formação das pessoas, troca de conhecimentos, despertar a criatividade e a curiosidade.

“A cada novo semestre, convidamos a comunidade para atrações gratuitas com conteúdo de qualidade. Desde que foi criada, em 2003, a Ação Educativa amplia seu alcance levando arte-educação, educação ambiental e formação para milhares de pessoas no Leste de Minas”, ressalta.

A programação da Ação Educativa tem o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações e agendamentos das atividades, pelo telefone (31) 3824-3731.


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário