04/08/2018 11:20:00

Jovens e adultos fazem o Encceja, neste domingo

Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas participam da edição 2018



Arquivo Agência Brasil


Mais de 1,5 milhão de jovens e adultos devem realizar o exame


As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 serão aplicadas neste domingo, 05 de agosto, nos turnos matutino e vespertino, de acordo com o Horário Oficial de Brasília. Todos os estados brasileiros farão a aplicação da avaliação em 592 municípios, aproximadamente 30 cidades a mais do que a edição anterior, em 2017.

Aproximadamente 1,7 milhão de pessoas se inscreveram para a edição 2018. Destas, 1,33 milhão estão inscritas para a avaliação do Ensino Médio e 356 mil para o Ensino Fundamental. Por meio do exame, é possível obter a certificação em um dos dois níveis educacionais assim como a proficiência nas áreas avaliadas.

Saiba mais: Enem x Encceja: certificação do ensino médio

Apesar da dimensão do exame para estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nem todos têm estão familiarizados com o procedimento. “Conheci o Encceja há pouco tempo por um colega de turma que vai fazer. Não me inscrevi este ano, mas achei interessante porque, se eu tiver uma boa nota, já consigo a minha certificação”, destaca Roberto de Oliveira Alexandre, 31 anos.

Roberto é bolsista EJA do Educa Mais Brasil e está concluindo a primeira etapa do curso – equivalente ao primeiro ano e metade do segundo ano, ambos do ensino médio. Até 2019, o estudante concluirá o terceiro ano e poderá se inscrever na próxima edição do Encceja.

Já está disponível para consulta o Cartão de Confirmação de Inscrição Encceja 2018. Basta acessar a Página do Participante por meio do CPF e da senha cadastrada. O documento contém informações como data, horário e local de realização das provas. Solicitações de atendimento especializado, específico e pelo nome social também estão disponíveis. Não é obrigatório levar o Cartão no dia da prova mas, para evitar contratempos, a orientação do órgão é que o documento esteja em mãos no dia da aplicação do Encceja Nacional. (Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil)


Encontrou um erro? Comunique: falecomoeditor@diariodoaco.com.br


Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.
Envie o seu Comentário